O funk na aula de leitura do Ensino Médio: relato de experiência

Molina, Márcia A. G.

Resumo:

Nosso objetivo neste trabalho é relatar uma experiência ocorrida numa aula de Língua Portuguesa, cujo conteúdo era de leitura, com uma turma de Ensino Médio de uma escola da rede pública de São Paulo, mais especificadamente da Zona Sul de São Paulo.

O conceito de leitura adotado no trabalho ancora-se nos preceitos interacionistas e, de acordo com Koch e Elias (2006), nestes, os leitores são vistos como sujeitos ativos que se constroem dialogicamente: constroem-se e são construídos a partir da instância da leitura. Nessa união, nessa troca ocorre a constituição do sentido, ou seja, na interação é que se constituem todo: autor-texto-leitor: o primeiro pressupõe o que sabe seu leitor, que conhecimentos traz, que expectativas devem ser atendidas. O texto deixa de ser produto para ser meio, a partir do qual os sentidos vão sendo emanados pelas interlocuções do leitor, que, portanto, atua efetivamente no processo.

34 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/None-07

Como citar:

MOLINA, Márcia A. G.; "O funk na aula de leitura do Ensino Médio: relato de experiência", p. 95-114. Linguagem e ensino do texto: teoria e prática. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: None, DOI 10.5151/None-07