Metodologia de coleta de dados em escolas da rede pública e privada de ensino de Florianópolis
Monguilhott, Isabel De Oliveira E Silva ; Silvano, Gabriella Ligocki Pedro ; CHAGAS, Juliana Flores ; Ferminio, Patrícia Corrêa ; Traesel, Rafael
Resumo:
Os bancos de dados linguísticos, constituídos no Brasil desde a década de 1970, sob a perspectiva da Sociolinguística Varicionista, vêm possibilitando descrições cada vez mais completas do português do Brasil. Com o intuito de investigar a língua nesta mesma perspectiva, especificamente em comunidades escolares, apresentamos dois protocolos de coleta de dados nesse espaço.
As propostas a serem apresentadas ancoram-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança Linguística, delineada por Weinreich, Labov e Herzog (2006) e Labov (2008). A primeira proposta tem como principal objetivo coletar material para investigar a variação na concordância verbal de primeira pessoa do plural (nós/a gente) e seus condicionadores: variáveis linguísticas e extralinguísticas (SILVANO, 2015). Dentre as variáveis extralinguísticas investigadas, estão as categorias macrossociais tradicionalmente consideradas pela sociolinguística variacionista (gênero, idade, escolaridade), e categorias mais específicas, como o contexto socioeconômico e cultural dos alunos e a formação e as condições de trabalho dos professores dos diferentes contextos escolares da cidade de Florianópolis/SC a serem analisados.
Já a segunda proposta (TRAESEL, 2015) diferencia-se da primeira, pois associa aos pressupostos da Sociolinguística Variacionista a proposta de Eckert (2012) das três ondas, com a investigação de comunidades de prática na esfera escolar.
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DOI: 10.5151/9788580391466-06
Referências bibliográficas
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Como citar:
MONGUILHOTT, Isabel De Oliveira E Silva; SILVANO, Gabriella Ligocki Pedro; CHAGAS, Juliana Flores; FERMINIO, Patrícia Corrêa; TRAESEL, Rafael; "Metodologia de coleta de dados em escolas da rede pública e privada de ensino de Florianópolis", p. 113-138. Sociolinguística e política linguística: olhares contemporâneos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391466, DOI 10.5151/9788580391466-06