METODOLOGIA

Menezes, Alexandre Moreira de;

Resumo:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar alguns motivos que expliquem a dificuldade de assimilação pelo discente, sendo que um fator preponderante é quando inexiste qualquer informação prévia possível de ser correlacionada aos novos conceitos, ou seja, inexistência de subsunçores mínimos necessários. Sem estes subsunçores a aprendizagem não possui significado, ou seja, se faz necessário a existência de um conjunto complexo de requisitos que permita a assimilação e agregação dos novos conhecimentos e ações. O modelo de ensino tradicional prioriza a comunicação de informações ao aluno, que as recebe passivamente, sem questionar, sem analisar, sem sequer duvidar do que lhe é informado, enquanto nas disciplinas de algoritmo e linguagem de programação, são exigidas informações técnicas, além da efetiva participação na realização das tarefas, ensinando ao computador como resolver a questão, visto que a máquina executa o código ou programa para resolução do problema conforme seu autor define independente de estar certo ou errado em termos de lógica.

Capítulo:

-

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391039-05

Referências bibliográficas
  • -
Como citar:

MENEZES, Alexandre Moreira de; "METODOLOGIA", p. 27 -30. In: Os Paradigmas de Aprendizagem de Algoritmo Computacional. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-103-9, DOI 10.5151/9788580391039-05