Memória, percepção, autoria e divulgação: para o ensino de literatura na Educação Básica
Oliveira, Aroldo Magno de
Resumo:
Ao longo das últimas décadas, em decorrência de políticas equivocadas para a educação básica, vimos observando uma diminuição acentuada da carga horária do ensino de literatura. Tais políticas respondem à necessidade de adaptação da classe dominante cujo objetivo se baseia no controle ideológico, sobretudo das camadas mais pobres da população que, em sua quase totalidade, é a que frequenta as escolas públicas.
Sem se descuidar um só centímetro do controle ideológico, as políticas públicas de educação entendem que as disciplinas da área de humanas/sociais são as mais vulneráveis nesse controle, ou seja, são disciplinas que abrem boas frinchas para que a camada pobre da população compreenda os mecanismos de exploração de uma classe social sobre outra. Que a camada pobre da população compreenda o processo histórico que as levou à condição desumana e indigna.
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COMUNICACAO,
LINGUISTICA
DOI: 10.5151/None-02
Como citar:
OLIVEIRA, Aroldo Magno de; "Memória, percepção, autoria e divulgação: para o ensino de literatura na Educação Básica", p. 41-48. Linguagem e ensino do texto: teoria e prática. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: None, DOI 10.5151/None-02