LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL
PIRES, Robson Miguel ; SILVA, Diva Souza
Resumo:
Livros didáticos de língua portuguesa na era do letramento digital faz parte de uma de pesquisa em desenvolvimento na linha de pesquisa “Mídias, Educação e Comunicação”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade - Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Comunicação e Educação – Mestrado Profissional Interdisciplinar, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nela discutimos se os livros didáticos de língua portuguesa contribuem para o letramento digital de alunos. Além disso, discutimos a necessidade urgente de dominarmos as novas tecnologias da informação: computadores, softwares, Internet, correio eletrônico, entre outras. A base teórica ampara-se em autores da área de Educação, Filosofia da Linguagem e Linguística e Novas Tecnologias, que discutem letramento e letramento digital. Destacam-se: Freire (1981), Soares (2002), Xavier (2002), Coscarelli e Ribeiro (2011), Pereira (2011) e Buzato (2013). A metodologia se insere no paradigma qualitativo e tem um caráter bibliográfico, cuja teoria e gama de estudiosos da área, por exemplo, Gil (2010) e Silva (2010) dão suporte e credibilidade às ideias apresentadas. Ademais, é documental, pois analisa sete livros de língua portuguesa, do 6º ano, do Ensino Fundamental – Anos Finais, aprovados pelo Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD- 2014), do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB). Portanto, o motivo de nossa participação no II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Regional Catalão – Universidade Federal de Goiás é apresentarmos as primeiras impressões dessa pesquisa em curso e ouvirmos as considerações do grupo de discussão a fim de aprofundá-la.
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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap14
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Como citar:
PIRES, Robson Miguel; SILVA, Diva Souza; "LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL", p. 239-254. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap14