LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL

PIRES, Robson Miguel ; SILVA, Diva Souza

Resumo:

Livros didáticos de língua portuguesa na era do letramento digital faz parte de uma de pesquisa em desenvolvimento na linha de pesquisa “Mídias, Educação e Comunicação”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade - Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Comunicação e Educação – Mestrado Profissional Interdisciplinar, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nela discutimos se os livros didáticos de língua portuguesa contribuem para o letramento digital de alunos. Além disso, discutimos a necessidade urgente de dominarmos as novas tecnologias da informação: computadores, softwares, Internet, correio eletrônico, entre outras. A base teórica ampara-se em autores da área de Educação, Filosofia da Linguagem e Linguística e Novas Tecnologias, que discutem letramento e letramento digital. Destacam-se: Freire (1981), Soares (2002), Xavier (2002), Coscarelli e Ribeiro (2011), Pereira (2011) e Buzato (2013). A metodologia se insere no paradigma qualitativo e tem um caráter bibliográfico, cuja teoria e gama de estudiosos da área, por exemplo, Gil (2010) e Silva (2010) dão suporte e credibilidade às ideias apresentadas. Ademais, é documental, pois analisa sete livros de língua portuguesa, do 6º ano, do Ensino Fundamental – Anos Finais, aprovados pelo Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD- 2014), do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB). Portanto, o motivo de nossa participação no II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Regional Catalão – Universidade Federal de Goiás é apresentarmos as primeiras impressões dessa pesquisa em curso e ouvirmos as considerações do grupo de discussão a fim de aprofundá-la.

32 downloads

e, COMUNICACAO, Ciências, Humanas

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap14

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático - 2014. Brasília: MEC/SEF.
  • BUZATO, M. E. K. Letramento digital abre portas para o conhecimento. Educa Rede, 2003.
  • CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
  • COSCARELLI, V. C; RIBEIRO, A.E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas (orgs). – 3. Ed. - Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.
  • COSCARELLI, V.C. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, V.C; RIBEIRO, A.E. (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. – 3. Ed. – Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.
  • FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1981.
  • GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. – 5.ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
  • MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A; XAVIER, A.C. Hipertexto e gêneros textuais: novas formas de construção de sentido. – 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. MORAN, J.M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: BEHENS, M.A; MASETTO, M.T; MORAN, J.M. Novas Tecnologias e Mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
  • PEREIRA, J.T. Educação e Sociedade da Informação. In: COSCARELLI, V.C; RIBEIRO, A.E. (organizadoras). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. – 3. ed. – Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.
  • SILVA, D.S. A constituição docente em matemática à distância: entre saberes, experiências e narrativas. 2010. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
  • SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/. Acesso em: 28 de maio de 2014.
  • SOARES, M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. In: Educação e Sociedade/Centro de Estudos Educação e Sociedade – Vol. 23, n. 81. São Paulo: Cortez, 2002.
  • XAVIER, Antonio Carlos Santos. Letramento digital e ensino. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf. Acesso em: 28 maio de 2014.
Como citar:

PIRES, Robson Miguel; SILVA, Diva Souza; "LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL", p. 239-254. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap14