JARDIM DE INFÂNCIA EM GOIÁS: NAS TRAMAS DO PROCESSO CIVILIZADOR

Fonseca, Lara Cariny Celestino ; Peres, Selma Martines

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação acerca da história do Jardim de Infância em Goiás, sua constituição, finalidades prescritas, bem como a sua articulação com o ideal de educação e sociedade em voga no país. A análise foi realizada, principalmente, a partir do estudo de documentos como Regulamentos Educacionais e números do Correio Oficial, em conjunto com estudos teóricos sobre o processo civilizador de Norbert Elias (1993;1994), visto que nesse momento se construía um projeto de uma nova civilidade para a sociedade goiana. A pesquisa se apoia, ainda, em autores como Veiga (2009;2010), Kuhlmann Jr. (1998; 2000), Kishimoto (1988), Faria Filho (2004), Abbud (2011), Bretas (1991), Silva (1975), Canezin e Loureiro (1994), Pinto (2011; 2012), Alves (2007), Valdez (2002), Palacín e Moraes (2008) e Chaul (1998). Dentre os resultados destaca-se, portanto, a constituição do Jardim de Infância como parte do processo civilizador em Goiás, assinalando sua configuração direcionada para uma educação ativa e autorreguladora que refletia a formação da criança compreendida na inter-relação com o adulto. Nessa configuração, o Jardim de Infância em Goiás pode ser considerado como peça no esforço de fortalecimento do estado e da formação de novos habitus sociais, cujo propósito era imprimir uma nova dimensão à educação e à sociedade goiana rumo ao progresso e à modernidade.

42 downloads

e, COMUNICACAO, Ciências, Humanas

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap9

Referências bibliográficas
  • ABBUD, Ieda. John Dewey e a educação infantil entre jardineiras e cientistas. São Paulo: Cortez, 2011. ALVES, Miriam Fábia. Política e escolarização em Goiás: Morrinhos na primeira república. 2007. 208 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. ARCE, Alessandra; VALDEZ, Diane. “A primeira infância vai à escola”: o Regulamento do Jardim da Infância – Goiás/1928. Revista História da Educação. Pelotas-RS: ASPHE/FaE/UFPeL, n. 16, p. 129-151, set., 2004. BRETAS, Genesco Ferreira. História da instrução pública em Goiás. Goiânia: CEGRAF / UFG, 1991. (Coleção Documentos Goianos).
  • CANEZIN, Maria Teresa; LOUREIRO, Walderês Nunes. A Escola Normal em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 1994. (Coleção Documentos Goianos).
  • CHAUL, Nasr Fayad (Coord.). Coronelismo em Goiás: estudos de casos e famílias. Mestrado em História/UFG. Goiânia: Editora KELPS, 1998.
  • ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: formação do Estado e Civilização. Volume 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
  • ______. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994a.
  • ______. O Processo Civilizador: uma história dos costumes. Volume 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994b. ______. Escritos Andamp; ensaios: 1 – Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (Org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e suas representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2004.
  • FEREIRA, Eliana Maria; SARAT, Magda. “Civilizar a Infância”: relações entre adultos e crianças no espaço pedagógico da educação infantil. Poiésis Pedagógica. Catalão-GO, v. 11, n. 1, p. 86-106, jan./jun., 2013.
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A pré-escola em São Paulo (1877 a 1940). São Paulo-SP: Loyola, 1988. KUHLMANN JR., Moysés. Histórias da Educação Infantil Brasileira. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 014, p. 5-18, mai./ago., 2000.
  • ______. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
  • PALACÍN, Luis. Goiás 1722-1822: estrutura e conjuntura numa capitania de minas. Goiânia: Oriente, 1972. PINTO, Rubia-Mar Nunes. Caminhos Cruzados: a cidade e a escola na História da Educação em Goiás na Primeira República. In: BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. (Org.). Estudos de história da educação de Goiás (1830-1930). Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.
  • ______. Rubia-Mar Nunes. Escola Primária em Goiás na Primeira República: tensões e distensões de um “jogo de empurra”. In: ARAÚJO, José Carlos Souza e outros (Orgs.). Escola primária na primeira república (1889- 1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara-SP: JunqueiraAndamp;Marin, 2012.
  • SANTOS, Reinaldo. O papel da família e da escola no processo contemporâneo de socialização primária uma reflexão sociológica sobre representações e expectativas institucionais. In: GOETTERT, Jones Dari; SARAT, Magda. (Orgs.). Tempos e espaços civilizadores: diálogos com Norbert Elias. Dourados-MS: Editora da UFGD, 2009.
  • SILVA, Nancy Ribeiro de Araújo e. Tradição e Renovação Educacional em Goiás. Goiânia: Oriente, 1975. TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação – A Escola Progressiva, ou, a Transformação da Escola. 6ª ed. Rio de Janeiro: DPAndamp;A, 2000.
  • VALDEZ, Diane. História da infância em Goiás: séculos XVIII e XIX. Goiânia: AGEPEL / UEG, 2002. (Coleção Histórias de Goiás).
  • VEIGA, Cynthia Greive. Monopolização do ensino pelo Estado e a produção da infância escolarizada. Campinas-SP: Anais do X Simpósio Internacional Processo Civilizador, abril / 2007. Disponível em: Andlt;http://www.uel. br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10 /Artigos_PDF/Cynthia_Greive_Veiga.pdfAndgt;. Acesso em 18/06/ 2012.
  • ______. A civilização das crianças pela escola (Brasil, século XX): questões teórica e conceituais. Recife-PE: Anais do XII Simpósio Internacional Processo Civilizador, novembro / 2009a. Disponível em: Andlt;http://www.uel. br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais12 /artigos/pdfs/mesas_redondas/MR_Veiga. pdfAndgt;. Acesso em 17/06/2012.
  • ______. Elaboração de hábitos civilizados na constituição das relações entre professores e alunos (1827-1927). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas-SP: Sociedade Brasileira de História da Educação, n. 21. p. 61-92, set./dez., 2009b.
  • ______. As crianças na história da educação. In: Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.
  • XAVIER, Nubea Rodrigues; SARAT, Magda. Infância, Literatura e Processo Civilizador da Escola. In: SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo dos. (Orgs.). Sobre Processos Civilizadores: diálogos com Norbert Elias. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2012.
Como citar:

FONSECA, Lara Cariny Celestino; PERES, Selma Martines; "JARDIM DE INFÂNCIA EM GOIÁS: NAS TRAMAS DO PROCESSO CIVILIZADOR", p. 149-168. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap9