INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA MONITORIA ACADÊMICA
Valle, Juliana Prudente Santana do ; Ribeiro, Erislane Rodrigues
Resumo:
Este artigo é o resultado de uma experiência desenvolvida no primeiro semestre de 2014, referente a atividades de monitoria acadêmica exercidas na disciplina Introdução aos Estudos da Linguagem do curso de Letras Português e Letras Português e Inglês. Os objetivos a serem alcançados com as atividades executadas no decorrer da monitoria eram vários, dentre eles, a assistência ao discente nas dificuldades encontradas por ele em relação à leitura e à compreensão dos textos indicados na bibliografia da disciplina; o apoio ao aluno, com a finalidade de auxiliá-lo na compreensão de textos acadêmicos, além do desenvolvimento tanto do monitor quanto do aluno no que diz respeito a sua competência textual e ao seu conhecimento teórico dos temas fundamentais do campo dos estudos linguísticos. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que os alunos se mostraram motivados a participar dos atendimentos marcados pela monitora, em especial em períodos mais próximos das atividades avaliativas. Concluímos, também, a partir da experiência com a monitoria, que se faz necessário uma educação mais comprometida com o desenvolvimento das competências textuais, já que pudemos verificar a dificuldade de muitos alunos com a escrita e a leitura de textos. Vale ressaltar que as atividades extraclasse, em nossa avaliação, proporcionaram aos alunos atendidos conquistas importantes, colaborando com a continuidade e aprofundamento de seus estudos na Universidade. É importante destacar que essa atividade na monitoria funciona como um incentivo valioso para o monitor, na obtenção de experiência docente, fortalecendo e incentivando a vocação acadêmica.
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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap26
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Como citar:
VALLE, Juliana Prudente Santana do; RIBEIRO, Erislane Rodrigues; "INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA MONITORIA ACADÊMICA", p. 459-473. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap26