INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA MONITORIA ACADÊMICA

Valle, Juliana Prudente Santana do ; Ribeiro, Erislane Rodrigues

Resumo:

Este artigo é o resultado de uma experiência desenvolvida no primeiro semestre de 2014, referente a atividades de monitoria acadêmica exercidas na disciplina Introdução aos Estudos da Linguagem do curso de Letras Português e Letras Português e Inglês. Os objetivos a serem alcançados com as atividades executadas no decorrer da monitoria eram vários, dentre eles, a assistência ao discente nas dificuldades encontradas por ele em relação à leitura e à compreensão dos textos indicados na bibliografia da disciplina; o apoio ao aluno, com a finalidade de auxiliá-lo na compreensão de textos acadêmicos, além do desenvolvimento tanto do monitor quanto do aluno no que diz respeito a sua competência textual e ao seu conhecimento teórico dos temas fundamentais do campo dos estudos linguísticos. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que os alunos se mostraram motivados a participar dos atendimentos marcados pela monitora, em especial em períodos mais próximos das atividades avaliativas. Concluímos, também, a partir da experiência com a monitoria, que se faz necessário uma educação mais comprometida com o desenvolvimento das competências textuais, já que pudemos verificar a dificuldade de muitos alunos com a escrita e a leitura de textos. Vale ressaltar que as atividades extraclasse, em nossa avaliação, proporcionaram aos alunos atendidos conquistas importantes, colaborando com a continuidade e aprofundamento de seus estudos na Universidade. É importante destacar que essa atividade na monitoria funciona como um incentivo valioso para o monitor, na obtenção de experiência docente, fortalecendo e incentivando a vocação acadêmica.

36 downloads

e, COMUNICACAO, Ciências, Humanas

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap26

Referências bibliográficas
  • ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.
  • BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. p. 137-144.
  • CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure: fundamentos e visão crítica. Petrópolis: Vozes, 2000. Disponível em: Andlt;http://copyfight.me/Acervo/livros/para%20compreender%20saussure%20-%20castelar%20de%20 carvalho.pdfAndgt;. Acesso em: 26 set. 2014.
  • FIORIN, José Luiz. A linguagem do mito à ciência. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Linguística: que é isso? São Paulo: Contexto, 2013. p. 13-32.
  • JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. 3. ed. Campinas: Alínea, 2006. KOCH, Ingedore Villaça. As tramas do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
  • LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.
  • MACHADO, Anna Rachel. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
  • PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística. São Paulo: Contexto, 2002. p. 11-24.
  • PIETROFORTE, Antônio Vicente. A língua como objeto da Linguística. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística. São Paulo: Contexto, 2002. p. 75-93.
  • SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1993. 431 p.
Como citar:

VALLE, Juliana Prudente Santana do; RIBEIRO, Erislane Rodrigues; "INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA MONITORIA ACADÊMICA", p. 459-473. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap26