Introdução
Rocha, José Leandro Silva
Resumo:
O foco central deste livro é investigar a aprendizagem criativa em música na aula de piano em grupo.
A aprendizagem criativa em música tem constituído um campo fértil de possibilidades investigativas na área da educação musical. É um conceito que tem origem em áreas como a psicologia e a educação e se relaciona aos processos criativos e colaborativos de aprendizagem na aula de música, oriundos de ações como compor, apresentar e criticar música. Estudos relacionados à aprendizagem criativa em música buscam capturar as perspectivas de alunos e professores a respeito de processos de aprendizagem em música em vez de pretender apenas analisar os produtos criativos elaborados pelos alunos. Assim, considera-se fundamental em pesquisas relacionadas à aprendizagem criativa em música investigar o como se aprende música, analisando os atores, os processos e os diferentes contextos imbricados a essa atividade (BEINEKE, 2008; 2009; 2011; 2012b; 2013; 2015).
37 downloads
educação
DOI: 10.5151/9788580391954-01
Como citar:
ROCHA, José Leandro Silva; "Introdução", p. 17-20. Aprendizagem Criativa de Piano em Grupo - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391954, DOI 10.5151/9788580391954-01