Indicadores de vulnerabilidade e risco como subsídios à prevenção de impactos à sociobiodiversidade na bacia do rio Jari (AP-PA)/Brasil

OLIVEIRA, Alzira Marques; CUNHA, Alan Cavalcanti da;

Resumo:

Indicadores de risco e vulnerabilidade socioambiental são normalmente adotados pelo Programa de Risco de Desastre das Nações Unidas e frequentemente utilizados como referência mundial em análise de risco, subsidiando gestores públicos não somente na identificação de populações vulneráveis, mas também para potencializar ações e políticas ambientais de conservação da biodiversidade. Na presente investigação, o objetivo é estimar parâmetros estatísticos que quantifiquem o nível de risco socioambiental de duas comunidades urbanas localizadas no Baixo Rio Jari – AP/Brasil (Município de Laranjal do Jari-AP e distrito de Monte Dourado-PA). A metodologia apresenta as seguintes etapas: a) estimativa do nível do risco socioambiental, mensurado como o produto da ameaça (A) e da vulnerabilidade (V), ambas dependem de variáveis independentes socioeconômicas, sanitárias e ambientais; b) investigação de campo e aplicação de formulário contendo questões abertas e fechadas, para medir as variáveis independentes (socioambientais, climáticas, infraestrutura etc) in loco; c) análise de correlação múltipla não paramétrica (Spearman, p <0,05) – renda, escolaridade, localização de moradia, material utilizado na construção da casa, acesso ao abastecimento de água e redes de esgoto sanitário, entre outros). Essas variáveis foram utilizadas como explicativas de V e R. Os resultados indicam variações do risco entre as duas localidades, com piores indicadores para Laranjal do Jari, em face de sua conjuntura histórica, infraestrutural e socioeconômica. A análise de cenários de risco estimados por R = A × V, para a cidade Laranjal do Jari e Monte Dourado, dependendo da condição climática (normal, seco ou chuvoso, muito seco ou muito chuvoso) variaram em até 300%, de acordo com as respectivas áreas geográficas (por exemplo, bairros mais vulneráveis de Laranjal do Jari). Conclui-se que as populações com maior vulnerabilidade representam potencial e consequentemente maior grau de ameaça ao patrimônio socioambiental e à diversidade biológica, principalmente quando associadas à ocorrência de eventos climáticos extremos.

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580392197-09

Como citar:

OLIVEIRA, Alzira Marques; CUNHA, Alan Cavalcanti da; "Indicadores de vulnerabilidade e risco como subsídios à prevenção de impactos à sociobiodiversidade na bacia do rio Jari (AP-PA)/Brasil", p. 161 -182. In: Conhecimento e Manejo Sustentável da Biodiversidade Amapaense. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392197, DOI 10.5151/9788580392197-09