Importância da automação e da estatística no processo de compostagem

MICHELS, Roger Nabeyama; BERTOZZI, Janksyn; HASHIMOTO, Elizabeth Mie; TAIATELE JUNIOR, Ivan; DAL BOSCO, Tatiane Cristina;

Resumo:

No monitoramento da compostagem a temperatura é um importante indicador da evolução do processo e da qualidade do composto, sendo, portanto, fundamental para a tomada de decisões quanto ao manejo das leiras e reatores. Porém, a coleta dessa informação, na maioria dos casos, é realizada de forma manual, o que é oneroso e resulta na aquisição de poucos dados. O objetivo deste capítulo é relatar o desenvolvimento de um sistema automatizado de coleta de dados de temperatura e recomendar uma frequência para a coleta destes dados. O datalogger foi desenvolvido utilizando plataforma open source Arduino, shields de memória e tempo e sensores de temperatura DB18S20. O sistema coletou dados de temperatura com frequência de 1 minuto em 8leiras de compostagem formadas por poda de árvore + resíduo orgânico domiciliar. Foram instalados quatro sensores em regiões distintas em cada leira. As temperaturas coletadas foram utilizadas como uma amostra piloto e assim, foi estimada a frequência ideal de coleta da temperatura para diferentes limites de erro de estimativa. Contatou-se que a automação da coleta de dados de temperatura é recomendada para maior confiabilidade das informações obtidas e representação do que está ocorrendo no processo, contribuindo para a tomada de decisões. Para tanto, é fundamental a definição da melhor frequência de coleta, conforme o erro de estimativa, para não ocorrer falta de informações nas análises e nem o excesso de dados.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392371-09

Como citar:

MICHELS, Roger Nabeyama; BERTOZZI, Janksyn; HASHIMOTO, Elizabeth Mie; TAIATELE JUNIOR, Ivan; DAL BOSCO, Tatiane Cristina; "Importância da automação e da estatística no processo de compostagem", p. 241 -254. In: Compostagem e vermicompostagem de resíduos sólidos: resultados de pesquisas acadêmicas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392371, DOI 10.5151/9788580392371-09