IMAGENS DE UM ESPAÇO CHAMADO LUDOTECA: OLHARES POR TRÁS DA LENTE .
Rogério Santos e Silva, Paulo
Resumo:
O objetivo do presente estudo é Investigar quais compreensões (sentidos e significados) são constituídas no, sobre e pelo espaço da Ludoteca a partir da análise das narrativas fotográficas de um ludotecário. Como objetivos específicos temos traçado: a) Problematizar a Ludoteca enquanto espaço de produção de cultura e significados, relacionados à Ludicidade na e para a infância; b) Refletir o uso da fotografia como meio de narrativas e potencializador de análise, e c) Analisar as narrativas fotográficas produzidas no espaço da Ludoteca por um ludotecário. Assim, fortificamos que o espaço e ações da Ludoteca possibilitam observações das manifestações das culturas da infância, que se expressam através do brincar. Nele, portanto, a criança propaga sua cultura e dialoga com suas experiências. É a partir destas reflexões iniciais que percebo o espaço da Ludoteca como lugar para reflexões significativas. Vale salientar que esta proposta de trabalho – projeto de Mestrado – encontra-se em desenvolvimento não possuindo resultados até o momento.
17 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap12
Referências bibliográficas
- BARDIN, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70
- BORGES, Maria Eliza L. História Andamp; fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- CARLOS, Ana Fani. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1996.
- DUBOIS, Philippe. O Ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
- KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999. ____________. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 2001.
- ____________. Os tempos da fotografia: o efermero e o perpétuo. São Paulo. Ed: Ateliê Editorial, 2007. LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006
- MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2002.
- MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. Tempo, v1. N2. UFF, Rio de Janeiro: 1996. PAIVA, Eduardo França. História Andamp; imagens. 2ª ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autentica, 2006.
- SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico em diferentes contextos. Petrópolis. Vozes, 1997.
- SARMENTO, M.J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. In: Educação e Sociedade: Revista de ciências da Educação – Centro de Estudos Educação e Sociedade – São Paulo: Cortez; Campinas, CEDES – Vol. 26, n 91, Maio - agosto, 2005.
- ______________ . Mapa de conceitos na área de estudos da sociologia da infância. Revista Eletrônica Zero-a-seis. Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância, Centro de Ciências da Educação, UFSC, n 14, agosto – dezembro de 2006.
- WINNICOTT, D. W. (1975) O brincar Andamp; a realidade. Trad. J. O. A. Abreu e V. Nobre. Rio de Janeiro: Imago.
Como citar:
ROGÉRIO SANTOS E SILVA, Paulo; "IMAGENS DE UM ESPAÇO CHAMADO LUDOTECA: OLHARES POR TRÁS DA LENTE .", p. 201-218. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap12