História do livro escolar - Goiaz: coração do Brasil
OLIVEIRA, Ingrid Janini Ramos ; Peres, Selma Martines
Resumo:
O presente trabalho contempla os resultados do projeto de pesquisa PIBIC, que tem como objetivo a análise do livro didático Goiaz: coração do Brasil, de Ofélia Sócrates Nascimento Monteiro, publicado em 1934, obra que constitui a primeira publicação sobre a história de Goiás em material didático para uso nas escolas primárias no estado. Este estudo fundamenta-se na perspectiva metodológica de análise documental e estudo bibliográfico, que oportuniza uma compreensão maior quanto à adoção do livro didático e a realidade das escolas naquele período, considerando-se o contexto, o momento histórico e o governo em exercício. Neste texto são apresentados alguns estudos sobre a história
do livro e do livro didático, além de dados da autora Ofélia Sócrates, bem como uma breve introdução para se chegar ao foco principal, que é o estudo do livro em si. Neste livro percebemos o caráter de patriotismo e modelos de bom aluno/filho e professor alicerçados nos valores da época, pois os bons cidadãos contribuiriam para o avanço do estado. Por fim, observamos que a organização do livro apresenta de forma cronológica a transição que ocorrera em Goiás no período do Brasil Colônia, Império e República até 1930.
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DOI: 10.5151/9788580391664-05
Como citar:
OLIVEIRA, Ingrid Janini Ramos; PERES, Selma Martines; "História do livro escolar - Goiaz: coração do Brasil", p. 89-104. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-05