FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O MICROSCÓPIO DE GOTA DE ÁGUA

Martins, Magda C.O.; Barbosa, Aline P.N.; Souza, Eduardo S. de;

Resumo:

Este trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do ensino de física no ensino fundamental através de uma abordagem e interdisciplinar e experimental. As aulas foram ministradas para alunos do programa Mais Educação e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município de Goiânia, estado de Goiás. Considerando a importância da prática interdisciplinar e das aulas investigativas e de experimentação, ministramos quatro aulas, nas quais foram abordadas as disciplinas de Física, Geografia e Biologia. Na primeira aula foram trabalhados conceitos de lentes e refração; na segunda aula foi feito um trabalho de campo para coleta da água em córregos da região; na terceira os assuntos foram assoreamento, mata ciliar, área de preservação permanente e respeito ao meio ambiente e na última foi construído o microscópio, que permitiu a visualização da sombra ampliada dos microorganismos presentes na gota de água. Foi notável o interesse e a participação dos estudantes na aula, tornando-os elementos ativos no processo ensino-aprendizagem.

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DOI: 10.5151/978859788580391152-V4_Cap22

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Como citar:

MARTINS, Magda C.O.; BARBOSA, Aline P.N.; SOUZA, Eduardo S. de; "FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O MICROSCÓPIO DE GOTA DE ÁGUA", p. 318 -330. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 4. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-115-2, DOI 10.5151/978859788580391152-V4_Cap22