FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O MICROSCÓPIO DE GOTA DE ÁGUA
Martins, Magda C.O.; Barbosa, Aline P.N.; Souza, Eduardo S. de;
Resumo:
Este trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do ensino de física no ensino fundamental através de uma abordagem e interdisciplinar e experimental. As aulas foram ministradas para alunos do programa Mais Educação e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município de Goiânia, estado de Goiás. Considerando a importância da prática interdisciplinar e das aulas investigativas e de experimentação, ministramos quatro aulas, nas quais foram abordadas as disciplinas de Física, Geografia e Biologia. Na primeira aula foram trabalhados conceitos de lentes e refração; na segunda aula foi feito um trabalho de campo para coleta da água em córregos da região; na terceira os assuntos foram assoreamento, mata ciliar, área de preservação permanente e respeito ao meio ambiente e na última foi construído o microscópio, que permitiu a visualização da sombra ampliada dos microorganismos presentes na gota de água. Foi notável o interesse e a participação dos estudantes na aula, tornando-os elementos ativos no processo ensino-aprendizagem.
Capítulos:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/978859788580391152-V4_Cap22
Referências bibliográficas
-
AZEVEDO, M.A.R.; ANDRADE, M.F.R.. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar, Educar em Revista, Curitiba, n.30, 2007.
BRASIL. Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasilia, 23 de dez 1996. p. 27833.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Matemática, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, A.M.P. Ciências no Ensino Fundamental. Cad Pesq, n.101, 1997
FAZENDA, I.C.A.. Interdisciplinaridade: um Projeto em Parceria. São Paulo: Loyola, 2002.
HEWITT, P.G. Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011
PLANINSIC, G. Water-Drop Projector. Phys Teach, v.39, n.2, 2001.
ROSA, C.T.W.; ROSA, Á.B. Ensino experimental de física na universidade de passo fundo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9, 2004, Jaboticatubas, MG
ROZA, J.P. A pesquisa no processo de formação de professores: intenções e experiências docentes e discentes e as limitações deste exercício – um olhar sob duas realidades educacionais. Porto Alegre: 2005. Disponível em: Andlt;https://www.lume.ufrgs.brAndgt; Acesso em: 09 de novembro de 2014.
THIESEN, J.S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.39, 2008
VILLANI, A. Ideias espontâneas e ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol.11, 1989.
Como citar:
MARTINS, Magda C.O.; BARBOSA, Aline P.N.; SOUZA, Eduardo S. de;
"FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O MICROSCÓPIO DE GOTA DE ÁGUA",
p. 318 -330.
In:
Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 4.
São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-115-2,
DOI 10.5151/978859788580391152-V4_Cap22