Formas tratamentais no semiárido baiano: contribuições para uma configuração diatópico-diacrônica do sistema de tratamento do português brasileiro

LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira; NOVAIS, Zenaide de Oliveira; OLIVEIRA, Matheus Santos; LEMOS, Dayane Moreira;

Resumo:

No âmbito do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), o sistema pronominal de 2ª pessoa vem sendo discutido, numa perspectiva diatópico-diacrônica, a partir da análise de formas de tratamento em documentação epistolar, de caráter pessoal, produzida no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, durante os séculos XIX e XX. Foram apresentados, no I Simpósio do Labor Histórico: história dos pronomes de tratamento no português brasileiro, nossas contribuições, com dados de cartas baianas (MARTINS et al., 2015; LACERDA; ANDRADE; CARNEIRO, 2016), cujos acervos integram o CE-DOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (FAPESB)1, do Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (NELP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)2. Nesta oportunidade, apresentamos uma análise – também de acordo com os princípios da Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1994) – das formas de tratamento, na posição de sujeito e complemento3, encontradas em amostras de fala do semiárido baiano, onde a língua portuguesa, afetada por processos de transmissão linguística irregular (BAXTER, 1991), inicialmente na aprendizagem dos índios e, mais tarde, dos negros, foi incorporando fatos linguísticos comuns em situações de contato entre línguas. Essas amostras – de que falaremos, mais detalhadamente, na próxima seção – fazem parte do banco de dados do projeto A Língua Portuguesa no Semi-Árido Baiano (FAPESB)4, coordenado por Norma Lucia Fernandes de Almeida e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, no NELP/UEFS.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392173-02

Referências bibliográficas
  • ALMEIDA, Norma Lucia Fernandes de. Sujeito nulo e morfologia verbal no português falado em três comunidades rurais da Bahia. Tese. (Doutorado em Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
    ALMEIDA, Norma Lucia Fernandes de; CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais (Org.). Coleção amostra da língua falada no semi-árido baiano. Feira de Santana: UEFS Editora, FAPESB, 2008. v. 4. 450 p.
    ALMEIDA, Norma Lucia Fernandes de; CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais (Org.). A variação linguística no semiárido baiano. Feira de Santana: UEFS Editora, 2014.
    ANDRADE, Aroldo Leal de; CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais. A posição e a colocação de clíticos em predicados complexos: o português brasileiro visto a partir de duas vertentes. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa.v. 16, n. especial, p. 125-161, 2014.
    ARAÚJO, Silvana Silva de Farias. A concordância verbal no português falado em Feira de Santana – BA: sociolinguística e sócio-história do português brasileiro. 2014. 342 f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
    BOAVENTURA, Eurico Alves. Fidalgos e vaqueiros. Salvador: Editora da UFBA, 1989.
    FRANCESCHINI, Lucelene Teresinha; LOREGIAN-PENKAL, Loremi. A variável sexo/gênero e o uso de tu/você no sul do Brasil. Signum: Estudos da Linguagem, v.18, n. 1, p. 182-205, 2015.
    LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira; ANDRADE, Aroldo Leal de; CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais. Formas tratamentais em cartas baianas: sujeito e outras funções. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 58, n. 2, p. 257-276, 2016.
    LOPES, Célia Regina dos Santos. Retratos da variação entre “você” e “tu” no português do Brasil: sincronia e diacronia In: Português Brasileiro II – contato linguístico, heterogeneidade e história. Niterói: EDUFF, 2008a, v.2, p. 55-71.
    LOPES, Célia Regina. Pronomes pessoais. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008b.
    LOPES, Célia Regina dos Santos. Retratos da mudança no sistema pronominal: o tratamento carioca nas primeiras décadas do século XX. In: CORTINA, Arnaldo; NASSER, Silvia Maria Gomes da Conceição. (Org.). Sujeito e Linguagem: Séries Trilhas Linguísticas. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2009, v.17, p. 47-74.
    LOPES, Célia Regina dos Santos; CAVALCANTE, Silvia Regina Oliveira. A cronologia do voceamento no português brasileiro: expansão de você-sujeito e retenção do clítico-te. Linguistica. v. 25, p. 30-65, 2011.
    LOPES, Célia Regina dos Santos; RUMEU, M. C. B. O quadro de pronomes pessoais do português: as mudanças na especificação dos traços intrínsecos In: Descrição, história e aquisição do português brasileiro. São Paulo/Campinas: FAPESP/Pontes Editores, 2007, v.1, p. 419-436.
    LOPES, Célia Regina dos Santos; RUMEU, Márcia Cristina de Brito; MARCOTULIO, Leonardo Lennertz. Pronomes e determinantes: a reestruturação do paradigma pronominal no português brasileiro pelo viés da gramaticalização In: HORA, DERMEVAL; SILVA, Camilo Rosa. (Org.). Para a História do Português Brasileiro: abordagens e perspectivas. João Pessoa: Ideia, 2010, v.VIII, p. 122-124.
    LOPES, Célia Regina dos Santos Lopes et al. A reorganização do sistema pronominal de 2.a pessoa na história do português brasileiro: a posição de sujeito. [A sair em: CASTILHO, Ataliba. (org.) História do Português Brasileiro, vol. 3.] LABOV, William. Principles of Linguistic Change: internal factors. Oxford: Blackwell, 1994.
    LUCCHESI, Dante. Variação e norma: elementos para uma caracterização sociolinguística do português do Brasil. Revista internacional de língua portuguesa, v. 12, p. 17-28, 1994.
    MARCOTULIO, Leonardo Lennertz. Língua e História: o 2.o marquês do Lavradio e as estratégias linguísticas da escrita no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Ítaca Comunicações, 2010.
    MARTINS, Marco Antônio et al. Para um panorama sócio-diacrônico das formas de tratamento na função de sujeito na região Nordeste. LaborHistórico, v.1, n.1, p. 26-48, 2015.
    MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. De fontes sócio-históricas para a história social linguística do Brasil: em busca de indícios. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (Org.). Para a história do português brasileiro: primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/FFCHL/USP:FAPESP, v.2, t. 2, 2001, p. 275-302.
Como citar:

LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira; NOVAIS, Zenaide de Oliveira; OLIVEIRA, Matheus Santos; LEMOS, Dayane Moreira; "Formas tratamentais no semiárido baiano: contribuições para uma configuração diatópico-diacrônica do sistema de tratamento do português brasileiro", p. 39 -57. In: A Fala Nordestina: entre a sociolinguística e a dialetologia. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580392173, DOI 10.5151/9788580392173-02