FORMAÇÃO INICIAL: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA

Caldas, M. Maylura ; Tateno, S. Nathália ; Sousa, R. A. Priscila

Resumo:

A nova sociedade exige a formação de profissionais capazes de lidar com situações diferenciadas. Neste contexto o Ensino Superior merece destaque, visto que é neste ambiente que se forma profissionais que atuarão em vários setores da sociedade, incluindo a escola. Sendo assim é necessário que estes profissionais utilizem novas metodologias que auxiliem no processo de ensino aprendizagem. Dentre as diversas metodologias destaca-se a experimentação que se bem trabalhada possibilita um conhecer da Química de forma diferenciada e atraente. Neste contexto trabalhou-se contextos voltados a experimentação em uma disciplina de um Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Goiás, no intuito de contribuir para a formação dos licenciandos. Ao final observou-se a importância da disciplina enquanto auxiliadora na formação dos licenciandos, uma vez que possibilitou um despertar, observar e reflexões a respeito de metodologias aplicadas em sala de aula.

24 downloads

Física, Matemática e Computação

DOI: 10.5151/9788580391152-V4_Cap25

Referências bibliográficas
  • FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma abordagem Investigativa Contextualizada, Química Nova na Escola, v32, n.2, 2010.
  • SANTOS, G.; SUSSUCHI, E. M. Contribuições da experimentação nas aulas de estágios na formação inicial dos professores de química. Vol.9, N. 7, 2013.
  • GAUCHE, R. Contribuições para uma análise psicológica do processo de constituição da autonômia do professor. Tese (Doutorado em psicologia), Institudo de psicologia, UnB, Brasília, 2001.
  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Disponível em: Andlt;http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdfAndgt; Acessado em: 14/10/2014
  • UHUMANN, R. I. M.; ZANON, L. B.; KIEREPKA, J. S. Constituição da Formação do Professor a partir de uma Reflexão sobre o uso da Experimentação em Ciências. Anais do 33º EDEQ, 2013.
  • OLIVEIRA. A. A. Universidade Federal de Alagoas. Observação e Entrevista em Pesquisa Qualitativa. Revista FACEVV. Vila Velha. Nº 4. Jan./Jun. 2010, p. 22-27.
  • MALDANER, O.A. (1999). A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, 22, 78, 289-292.
  • GOULART, André Moura Cintra. Contribuição da Teoria da Observação à prática da
  • Auditoria in Anais do 3o. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo:
  • 2003 disponível em http://www.eac.fea.usp.br/congressousp/congresso3/trabalhos/15.pdf
Como citar:

CALDAS, M. Maylura; TATENO, S. Nathália; SOUSA, R. A. Priscila; "FORMAÇÃO INICIAL: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA", p. 364-374. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391152, DOI 10.5151/9788580391152-V4_Cap25