EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR: O TEMPO COMO ELEMENTO PROMOTOR
Larovere, Andrea Del ; Peres, Selma Martines
Resumo:
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado finalizada no primeiro semestre de 2014, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG/RC em que se buscou conhecer as experiências de leitura vividas por quatro alunos, estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Catalão – GO, constituídas nos contextos escolar e extraescolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica, em que foram realizadas entrevistas e observações para constituir a coleta de dados. O embasamento teórico aporta-se nos conceitos de experiência em Larrosa (1996; 2002; 2003; 2004) e de leitura em Yunes (2003), Soares (1999), Paulino (2001), entre outros, que auxiliam na compreensão das experiências de leitura. Os resultados da pesquisa sinalizam que a experiência de leitura encontra possibilidades para constituir-se, a partir de alguns elementos promotores, dentre eles o tempo. Nesse sentido, o recorte apresentado neste texto traz a questão do tempo, que se evidenciou como um dos fatores determinantes da constituição da experiência de leitura de crianças do quinto ano do ensino fundamental.
37 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap5
Referências bibliográficas
- ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005
- BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
- LARROSA, J. La experiencia de la lectura. Estudios sobre lectura y formación. Barcelona: Laertes, 1996.
- ______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002.
- ______. Dar a leer...quizá – Notas para una dialógica de la transmisión. In: YUNES, E.; OSWALD, M. L. (Org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003. p.117-131.
- ______. Linguagem e educação depois de Babel. Tradução de Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
- PAULINO, G. Pensando a leitura. In: PAULINO, G. et al. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. p. 11-35.
- SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, A. A.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). A escolarização da leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
- YUNES, E. Leitura como experiência. In: YUNES, E.; OSWALD, M. L. (Org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003 p. 7-15.
Como citar:
LAROVERE, Andrea Del; PERES, Selma Martines; "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR: O TEMPO COMO ELEMENTO PROMOTOR", p. 79-90. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap5