EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Barbosa, Aline Pereira do Nascimento; Andreata, Mauro Antonio;
Resumo:
A necessidade de escutar os estudantes, verificar suas motivações, seus conhecimentos prévios e sua relação com o saber é um dos caminhos para melhorar o Ensino de Física. A metodologia pedagógica escolhida se apoia na utilização de kits experimentais de baixo custo, e na busca de estratégias de ensino alternativas, procuramos possíveis explicações e soluções para alguns problemas e dificuldades que permeiam o Ensino de Física. Neste trabalho, relatamos como foi a utilização de experimentos nas aulas de Ciências (Física) pelos alunos do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública em Inhumas-Go. Introduzimos a prática experimental com uso de kits confeccionados a partir de material de baixo custo, e elaboramos o material didático, com conceitos físicos, exemplos do cotidiano e roteiro do experimento, para auxiliar os alunos durante a aula. Discutimos ainda os resultados parciais que obtivemos até agora.
Capítulos:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/978859788580391152-V4_Cap20
Referências bibliográficas
-
CARVALHO JUNIOR, Gabriel Dias de. Aulas de física, do planejamento à avaliação. Livraria da Física. São Paulo: 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Artes Médicas. Porto Alegre: 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org), et al. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Vozes. Petrópolis, RJ: 1994.
TAKIMOTO, E. História da Física na sala de aula. Livraria da Física. São Paulo: 2009.
Como citar:
BARBOSA, Aline Pereira do Nascimento; ANDREATA, Mauro Antonio;
"EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA",
p. 297 -307.
In:
Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 4.
São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-115-2,
DOI 10.5151/978859788580391152-V4_Cap20