ESTUDOS LEXICAIS EM FONTES ORAIS E MANUSCRITAS
Bernardo, Jozimar Luciovanio ; Pires, Maria Gabriela Gomes ; Paula, Maria Helena de
Resumo:
Este trabalho apresenta algumas discussões teóricas acerca das contribuições de fontes manuscritas e orais para os estudos linguísticos que primam pelo viés lexical. Tais fontes possuem suas particularidades materiais e são, em determinadas etapas, formadas e tratadas de modo variado. Apesar das dissonâncias, ambas fornecem um arcabouço léxico que reflete o repositório mais dinâmico das configurações culturais de uma comunidade linguística. Posto isto, este artigo intenta apresentar premissas que justifiquem a importância da análise dessas fontes para os estudos da linguagem. Abordamos, também, no decorrer do texto, as metodologias específicas para o acesso, composição do corpus e edição de cada material. As fontes manuscritas exigem a autorização do responsável do arquivo, o recorte sincrônico e a edição do material para torná-lo inteligível aos leitores contemporâneos. O trabalho com fontes orais demanda a formalização ética para a posterior formação do acervo das entrevistas e a elaboração de chaves para transcrição do material gravado. Ambos os métodos viabilizam o manuseio e a observação de dados para os estudos lexicais, bem como em outros níveis de análise linguística.
40 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap20
Referências bibliográficas
- BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pires Pinto de; ISQUERDO, Aparecida Negri (Orgs.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. v. 1. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2001a. p. 13-22.
- CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. Martins Fontes: São Paulo, 2005.
- COELHO, Braz José. Linguagem: conceitos básicos. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006.
- COELHO, Braz José. A comunicação verbal e suas implicações didático-pedagógicas. 2. ed. Goiânia: UCG, 1977.
- CASAGRANDE, Fernanda Couto Guimarães. Língua falada e língua escrita: uma proposta didática para as aulas de língua portuguesa. In: VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 2010, Londrina. Anais... Londrina: EDUEL, 2010. p. 724-736. Disponível em: Andlt;http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/lingua_ falada_e_lingua_escrita_uma_proposta_didatica_para_as_aulas_de_lingua_portuguesa.pdfAndgt;. Acesso em: 21 mar. 2014.
- CARDOSO, Claudinei Vaz. Marcas de escravidão em documentos manuscritos catalanos. In: PAULA, Maria Helena de, FACHIN, Roberto Marchis (Orgs.). Percorrendo trilhas filológicas: estudos para a história da língua portuguesa. Em homenagem a Heitor Megale – in memoriam. Goiânia: FUNAPE/DEPECAC, 2010. p. 15-27. (Coleção Lavor). FACHIN, Roberto Marchis. A importância do trabalho filológico para os estudos ortográficos da língua portuguesa do século XVII. In: PAULA, Maria Helena de, FACHIN, Roberto Marchis (Orgs.). Percorrendo trilhas filológicas: estudos para a história da língua portuguesa. Em homenagem a Heitor Megale – in memoriam. Goiânia: FUNAPE/DEPECAC, 2010. p. 45-56. (Coleção Lavor).
- LE GOFF, Jaques. História e Memória. 2 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992.
- LYONS, John. Língua e fala. In: ______. Linguagem e linguística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkler Averburg e Clarisse Sieckenius. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. P. 24-29.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19- 36.
- MEGALE, Heitor; TOLEDO NETO, Silvio de Almeida (Org.). Por minha letra e sinal: documentos do ouro do século XVII. Cotia, SP: Ateliê Editorial/Fapesp, 2005.
- PAULA, Maria Helena de. Notas sobre fontes para estudos linguísticos: esboços de uma discussão. In: PAULA, Maria Helena de, FACHIN, Roberto Marchis (Orgs.). Percorrendo trilhas filológicas: estudos para a história da língua portuguesa. Em homenagem a Heitor Megale – in memoriam. Goiânia: FUNAPE/DEPECAC, 2010. p. 29-43. (Coleção Lavor).
- RAMILO, Maria Celeste; FREITAS, Tiago. Transcrição ortográfica de textos orais: problemas e perspectivas. In: Língua portuguesa: estruturas, usos e contrastes. (Volume comemorativo dos 25 anos do Centro de Lingüística da Universidade do Porto). CLUP: Porto, 2001. Disponível em: Andlt;http://www.iltec.pt/pdf/wpapers/2001-redip-transcricao.pdfAndgt;. Acesso em: 18 nov. 2013.
- SAPIR, Edward. Lingüística como ciência. [1921]. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1969.
- SPINA, Segismundo. Introdução à edótica. São Paulo: Cultrix/ Edusp, 1977.
Como citar:
BERNARDO, Jozimar Luciovanio; PIRES, Maria Gabriela Gomes; PAULA, Maria Helena de; "ESTUDOS LEXICAIS EM FONTES ORAIS E MANUSCRITAS", p. 339-360. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap20