Ensino interdisciplinar: quando a língua encontra os céus, literatura!

WOLKOFF, Gisele Giandoni

Resumo:

Todos nós, educadores brasileiros, temos (in)consciência de alguns pequenos dramas relativos ao ensino da língua inglesa nos ensinos fundamental e médio, nomeadamente: (i) o precário conhecimento de língua inglesa dos formadores/mediadores envolvidos neste processo – afinal, não há qualquer unificação de procedimentos de testagem de conhecimentos linguísticos em termos de graus de suficiência e proficiência nacionalmente, minimamente aceitos e em vigor constitucional; (ii) o descompassado ritmo alucinante das jornadas de trabalho em que vivem estes mesmos educadores, com jornadas duplas ou triplas, que os incapacita ao aprimoramento e mesmo à melhor organização de seus trabalhos docentes; (iii) o uso inapropriado dos diversos livros didáticos e materiais disponíveis, sobretudo, pela falta de troca de experiências dos docentes, pela ausência de participações em jornadas que incentivem reflexões em torno do papel docente; (iv) a precária condição cognitiva em torno de aspectos culturais e globais que possam dialogar vivamente com o ensino da língua inglesa, para além do texto escolar; provavelmente, o mais devastador de todo o caos; (v) a desmotivação docente, paralisante, pelas mais variadas questões sociais e não só.

31 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/None-09

Como citar:

WOLKOFF, Gisele Giandoni; "Ensino interdisciplinar: quando a língua encontra os céus, literatura!", p. 127-138. Linguagem e ensino do texto: teoria e prática. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: None, DOI 10.5151/None-09