Ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental: reflexões e alternativas
MÜLLER, Fernanda
Resumo:
Nos anos finais do Ensino Fundamental, ensinar literatura tem se mostrado um objetivo secundário ou, no mínimo, alguns gêneros dessa esfera são preteridos em função de outros que se mostrariam mais representativos das atuais práticas sociais, o que leva a questionar o significado da literatura tanto na Educação Básica quanto em nossa sociedade. Afinal, qual papel a literatura ainda pode desempenhar na vida das pessoas? Qual a orientação dos documentos oficiais acerca da formação do leitor e do ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental? O que efetivamente se pratica em sala de aula hoje e como podemos repensar uma abordagem do literário mais expressiva para o leitor em formação?
Diante dessa problemática, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre as políticas públicas de formação do leitor, ressaltando o processo histórico que resultou na inserção da literatura no currículo escolar da Educação Básica. Em seguida, analisa as aulas de leitura e o diário de leitura, alternativas para contribuir para a formação de jovens leitores, na faixa dos 13 anos, que cursavam o oitavo ano do Ensino Fundamental. Desenvolvido durante os anos letivos de 2013 e 2014, o projeto atendeu 150 educandos de uma escola da rede pública de ensino, em Florianópolis, Santa Catarina. A fim de compreendermos melhor o cenário atual, convém começar olhando para trás.
57 downloads
COMUNICACAO,
LINGUISTICA
DOI: 10.5151/None-01
Como citar:
MÜLLER, Fernanda; "Ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental: reflexões e alternativas", p. 13-40. Linguagem e ensino do texto: teoria e prática. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: None, DOI 10.5151/None-01