Ensino de Geografia: mapeando o espaço cotidiano
CUSTÓDIO, Amanda Abadia Felizardo ; ROSA, Odelfa ; SILVA, Magda Valéria da
Resumo:
O presente texto tem por objetivo reafirmar a importância da relação entre o ensino de Geografia na escola e os conhecimentos cartográficos por meio da aplicação de atividades didático-pedagógicas para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental ministrado no Colégio Estadual Maria das Dores Campos, alocado em Catalão/Goiás. A proposição dessas atividades é no sentido de que sejam utilizadas como recursos didáticos para auxílio no ensino-aprendizado da cartografia em sala de aula. A metodologia adotada perpassa a conciliação da teoria com a prática. Nesse caso, foram aplicados quatro tipos de atividades/ações de representação cartográfica realizadas em sala de aula. A primeira atividade refere-se à observação das aulas; a segunda foi uma atividade lúdica, conhecida como «cabra-cega» almejando apresentar os pontos cardeais; a terceira traz a representação espacial (mapa) do trajeto percorrido pelos alunos de casa até a escola; a quarta ação refere-se à construção da planta da sala de aula pelos alunos. Todas as atividades foram expostas e analisadas segundo critérios propostos por Almeida (2011). Para tanto, a pesquisa foca a importância do uso de aspectos do cotidiano do aluno para incentivar o processo de ensino-aprendizagem dos saberes cartográficos presentes na disciplina de Geografia.
42 downloads
DOI: 10.5151/9788580391664-12
Como citar:
CUSTÓDIO, Amanda Abadia Felizardo; ROSA, Odelfa; SILVA, Magda Valéria da; "Ensino de Geografia: mapeando o espaço cotidiano", p. 201-224. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-12