Ensino de Geografia: mapeando o espaço cotidiano

CUSTÓDIO, Amanda Abadia Felizardo; ROSA, Odelfa; SILVA, Magda Valéria da;

Resumo:

O presente texto tem por objetivo reafirmar a importância da relação entre o ensino de Geografia na escola e os conhecimentos cartográficos por meio da aplicação de atividades didático-pedagógicas para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental ministrado no Colégio Estadual Maria das Dores Campos, alocado em Catalão/Goiás. A proposição dessas atividades é no sentido de que sejam utilizadas como recursos didáticos para auxílio no ensino-aprendizado da cartografia em sala de aula. A metodologia adotada perpassa a conciliação da teoria com a prática. Nesse caso, foram aplicados quatro tipos de atividades/ações de representação cartográfica realizadas em sala de aula. A primeira atividade refere-se à observação das aulas; a segunda foi uma atividade lúdica, conhecida como «cabra-cega» almejando apresentar os pontos cardeais; a terceira traz a representação espacial (mapa) do trajeto percorrido pelos alunos de casa até a escola; a quarta ação refere-se à construção da planta da sala de aula pelos alunos. Todas as atividades foram expostas e analisadas segundo critérios propostos por Almeida (2011). Para tanto, a pesquisa foca a importância do uso de aspectos do cotidiano do aluno para incentivar o processo de ensino-aprendizagem dos saberes cartográficos presentes na disciplina de Geografia.

0:

This text designed to reinforce the importance of the relationship between the teaching of school geography and knowledge mapping from the application of didactic and pedagogical activities for students of the 7th grade of elementary school taught in State College Maria das Dores Campos, allocated in Catalao/Goias. The proposition of these activities is in the sense that they are used as teaching resources to aid in the teaching-learning of cartography in the classroom. The methodology pervades the reconciliation of theory and practice in this case were applied four types of activities/cartographic representation of actions carried out in the classroom. The first activity refers observation of classes; The second was a play activity, known as “blind man’s buff” aiming to introduce the cardinal points; The third brings the spatial representation (map) of the route taken by the home to the school and students; The fourth action refers to the construction plan of the classroom by the students. All activities were exposed and analyzed according to criteria proposed by Almeida (2011). Therefore, the research focuses ma importance of using aspects of the student’s daily life to encourage the teaching and learning of cartographic present knowledge in the discipline of school Geography.

Palavras-chave: Cartography, Education, Geography,

DOI: 10.5151/9788580391664-12

Como citar:

CUSTÓDIO, Amanda Abadia Felizardo; ROSA, Odelfa; SILVA, Magda Valéria da; "Ensino de Geografia: mapeando o espaço cotidiano", p. 201 -224. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-12