Educomunicação e o ensino de História

PACHECO, Larissa Cristina ; SANTOS, Regma Maria dos

Resumo:

A educomunicação é um campo de relação entre saberes. É um espaço de questionamento, de busca e construção de conhecimentos; um campo de ação política, lugar de encontro e debate das diferenças e semelhanças, de aproximações e distanciamento, um campo de prática e de discussão. Junto a isso temos o historiador, com sua importante tarefa enquanto formador de opinião e enquanto sujeito histórico, dentro e fora das salas de aula, com o papel social de formar cidadãos conscientes, de despertar ou aguçar a crítica e de dar condições para a reflexão. Nesse sentido, percebemos a importância de aliar comunicação e educação, dois campos aparentemente distintos, mas aliados à medida que as técnicas educacionais entre pedagogia e didática e uso das tecnologias em sala faz dos meios de comunicação realidades didáticas. O professor precisa se aproximar dos meios de comunicação e se familiarizar com eles, aproveitando suas potencialidades, controlando sua eficiência e uso para criar novos saberes. Essa é a proposta deste trabalho, que, sob a perspectiva da cultura histórica, acredita que a narrativa histórica não é mais exclusividade dos historiadores, de forma que a transmissão e a recepção do conhecimento pode ser pensada como uma história sem historiadores. Neste contexto, percebemos que o poder da cultura não está mais na escola, mas em todos os espaços, inclusive nos meios de comunicação. Assim, este trabalho propõe a reflexão sobre as práticas educomunicativas no ensino de História em escolas de Catalão – GO e suas contribuições para a formação da cidadania. 

25 downloads

DOI: 10.5151/9788580391664-02

Como citar:

PACHECO, Larissa Cristina; SANTOS, Regma Maria dos; "Educomunicação e o ensino de História", p. 39-58. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-02