EDUCAKIDS: UM JOGO EDUCACIONAL PARA AUXÍLIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM

Marchiori, Géssica Thaianne Ribeiro Guimarães ; Júnior, José de Sá Borges ; Lobato, Luanna Lopes ; Bittar, Thiago Jabur

Resumo:

Nas últimas décadas percebe-se que os avanços tecnológicos estão cada vez mais próximos ao dia a dia das pessoas, por meio de equipamentos móveis, eletrodomésticos, computadores, os quais trazem consigo diferentes tecnologias sejam para utilização enquanto necessidade ou mesmo para entretenimento. Tal avanço possibilitou, de maneira especial, que novos métodos de ensino pudessem ser inseridos à aprendizagem, em sala de aula ou mesmo longe dela. É certo que, há séculos crianças ocupam seu tempo com jogos e brincadeiras, e também que nos últimos anos tais brincadeiras têm sido do mundo real e alcançado o mundo virtual. Esta situação deu-se pela facilidade com que a tecnologia que as pessoas, ou mesmo as crianças, possam aprender e reter o conhecimento de uma maneira divertida. Assim, os jogos digitais educativos podem ser considerados com um instrumento adicional ao ensino e aprendizagem, possibilitando desenvolver o conhecimento e habilidades do público para qual é destinado. Neste artigo é proposto a criação de um jogo educativo digital, voltado para crianças que estejam na faixa etária de 6 a 10 anos. Para desenvolvimento do sistema foram pesquisados aspectos relacionados à educação, visto que estes são os meios já validados para possibilitar a aprendizagem. Como suporte ao desenvolvimento foi utilizado o Stencyl, o qual é uma plataforma para criação de jogos de computadores, dispositivos móveis e Web. Espera-se, que este trabalho, mais especificamente o jogo desenvolvido, possa ser utilizado como um suporte para o ensino e aprendizagem nas salas de aula, bem como no dia a dia dos usuários que o utilizarem.

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Física, Matemática e Computação

DOI: 10.5151/9788580391152-V4_Cap24

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Como citar:

MARCHIORI, Géssica Thaianne Ribeiro Guimarães; JÚNIOR, José de Sá Borges; LOBATO, Luanna Lopes; BITTAR, Thiago Jabur; "EDUCAKIDS: UM JOGO EDUCACIONAL PARA AUXÍLIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM", p. 349-363. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391152, DOI 10.5151/9788580391152-V4_Cap24