EDUCAKIDS: UM JOGO EDUCACIONAL PARA AUXÍLIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM
Marchiori, Géssica Thaianne Ribeiro Guimarães ; Júnior, José de Sá Borges ; Lobato, Luanna Lopes ; Bittar, Thiago Jabur
Resumo:
Nas últimas décadas percebe-se que os avanços tecnológicos estão cada vez mais próximos ao dia a dia das pessoas, por meio de equipamentos móveis, eletrodomésticos, computadores, os quais trazem consigo diferentes tecnologias sejam para utilização enquanto necessidade ou mesmo para entretenimento. Tal avanço possibilitou, de maneira especial, que novos métodos de ensino pudessem ser inseridos à aprendizagem, em sala de aula ou mesmo longe dela. É certo que, há séculos crianças ocupam seu tempo com jogos e brincadeiras, e também que nos últimos anos tais brincadeiras têm sido do mundo real e alcançado o mundo virtual. Esta situação deu-se pela facilidade com que a tecnologia que as pessoas, ou mesmo as crianças, possam aprender e reter o conhecimento de uma maneira divertida. Assim, os jogos digitais educativos podem ser considerados com um instrumento adicional ao ensino e aprendizagem, possibilitando desenvolver o conhecimento e habilidades do público para qual é destinado. Neste artigo é proposto a criação de um jogo educativo digital, voltado para crianças que estejam na faixa etária de 6 a 10 anos. Para desenvolvimento do sistema foram pesquisados aspectos relacionados à educação, visto que estes são os meios já validados para possibilitar a aprendizagem. Como suporte ao desenvolvimento foi utilizado o Stencyl, o qual é uma plataforma para criação de jogos de computadores, dispositivos móveis e Web. Espera-se, que este trabalho, mais especificamente o jogo desenvolvido, possa ser utilizado como um suporte para o ensino e aprendizagem nas salas de aula, bem como no dia a dia dos usuários que o utilizarem.
36 downloads
DOI: 10.5151/9788580391152-V4_Cap24
Referências bibliográficas
- ALVES, L. R. G. (2008). Estado da Arte dos games no Brasil: trilhando caminhos. Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade SENAI/CIMATEC.
- BALASUBRAMANIAN, N. e WILSON, B. G. Games and Simulations. In: SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY AND TEACHER EDUCATION INTERNATIONAL CONFERECE, 2006. Proceedings.v.1.2006. Disponível em: Andlt;http://site.aace.org/pubs/foresite/GamesAndSimulations1.pdfAndgt;. Acesso em: 28 jun. 2014.
- BITTAR, T. J. , LOBATO, L. L. , CINTRA, A. R. , PERES, D. A. e BRUM, R. P., (2009). Desafios Sobre o Desenvolvimento de Jogos Web: Um Estudo Prático. In: Proceedings of XXXV Latin American Informatics Conference, 2009.
- CARDOSO, T. M. (2011). A Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ambiente Escolar - Pág. 2-6. Revista iTEC. Vol. III Nº 3. Dezembro, 2011.
- CARVALHO, A. A. A. (2005). Como olhar criticamente o software educativo multimédia. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação – Utilização e Avaliação de Software Educativo, Número 1, Ministério da Educação, 69-82, 85-86.
- FORTUNA, T. R.. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M.L.F. e DALLA ZEN, M.I.H. Planejamento: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000 (Cadernos de Educação Básica, 6) p. 147-164
- FROSI, F. O. e S., E. (2010) Jogos Digitais no Contexto Escolar: desafios e possibilidades para a Prática Docente. In: IX SBGames - Florianópolis - SC.
- GEE, J. P. (2003). What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy, Palgrave Macmillan: New York.
- GROS, B. The impact of digital games in education. First Monday, v. 8, n. 7, jul. 2003. Disponível em: Andlt;http://www.firstmonday.org/issues/issue8_7/xyzgros/index.htmlAndgt;. Acesso em: 20 set. 2014.
- GRÜBEL, J. M., BEZ, M. R. Jogos Educativos. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. V.4, Nº 2, Dezembro, 2006.
- Jørgensen, A. H. (2004). Marrying HCI/Usability and computer games: a preliminary look. In Proceedings of the Third Nordic Conference on Human-Computer interaction (Tampere, Finland, October 23 - 27, 2004). NordiCHI ''04, vol. 82. ACM, New York, NY, 393-396.
- LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. 1ª ed – ed. Rêspel. São Paulo, 2003.
- LIMA, E. R. P. O. e MOITA, F. M. G. S. C. (2011). A Tecnologia e o Ensino de Química: Jogos Digitais como Interface Metodológica. In: Tecnologias Digitais na Educação. Editora: EDUEPB. Campina Grande, 2011.
- MALONE, T.W. (1981). Toward a theory of intrinsically motivating instruction. Cognitive Science: A Multidisciplinary Journal, Volume 5, Issue 5 pp. 333-369.
- MORATORI, P. B. (2003) Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem?. Trabalho de conclusão da disciplina Introdução a Informática na Educação 28 f. (Mestrado de Informática aplicada à Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
- PRENSKY, M. (2000). Digital Game-Based Learning. New York. McGraw-Hill.
- PIVEC, M.; KEARNEY, P. (2007). Games for Learning and Learning from Games. Informatica 31 (2007) pp 419-423.
- RUBEN, B. D. (1999). Simulations, games, and experience-based learning: The quest for a new paradigm for teaching and learning. Simulation Andamp; Gaming, 30, 498-505.
- SAVI, R. e ULBRICHT V. R. (2008). JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e de Design/AM
- SILVA, M. P. R., COSTA P. D. P., PRAMPERO P. S. e FIGUEIREDO V. A. (2009). Jogos Digitais: definições, classificações e avaliação. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - FEEC.
- SILVEIRA, S.R. e BARONE, D. A. C. (2007) “Estudo e Construção de uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos”.
Como citar:
MARCHIORI, Géssica Thaianne Ribeiro Guimarães; JÚNIOR, José de Sá Borges; LOBATO, Luanna Lopes; BITTAR, Thiago Jabur; "EDUCAKIDS: UM JOGO EDUCACIONAL PARA AUXÍLIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM", p. 349-363. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391152, DOI 10.5151/9788580391152-V4_Cap24