DIALÉTICA ENTRE PODUÇÃO E CONSUMO

Alves, Fábio Carlos Rodrigues

Resumo:

O processo ideológico do modo de produção capitalista é tão poderoso que não distinguimos a sociedade como ela realmente é, ou seja, enxergamos os fatos invertidos (MARX, ENGELS, 1980). É muito cômodo para as corporações e todo o sistema de produção capitalista (incluindo as indústrias, as empresas publicitárias) depositar a culpa do cenário atual de degradação do meio ambiente apenas nos consumidores. As corporações dizem que apenas produzem as mercadorias que os consumidores necessitam, a mídia televisiva e os publicitários também se esquivam dizendo que não obrigam ninguém a comprar.

74 downloads

DOI: 10.5151/0123-06

Como citar:

ALVES, Fábio Carlos Rodrigues; "DIALÉTICA ENTRE PODUÇÃO E CONSUMO", p. 17-34. [deletar] A contextualização do binômio produção e consumo à luz dos conceitos da cultura e da ideologia - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 0123, DOI 10.5151/0123-06