DIALÉTICA ENTRE PODUÇÃO E CONSUMO
ALVES, Fábio Carlos Rodrigues;
Resumo:
O processo ideológico do modo de produção capitalista é tão poderoso que não distinguimos a sociedade como ela realmente é, ou seja, enxergamos os fatos invertidos (MARX, ENGELS, 1980). É muito cômodo para as corporações e todo o sistema de produção capitalista (incluindo as indústrias, as empresas publicitárias) depositar a culpa do cenário atual de degradação do meio ambiente apenas nos consumidores. As corporações dizem que apenas produzem as mercadorias que os consumidores necessitam, a mídia televisiva e os publicitários também se esquivam dizendo que não obrigam ninguém a comprar.
Capítulos:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/BlucherOA-consumoproducao-06
Como citar:
ALVES, Fábio Carlos Rodrigues;
"DIALÉTICA ENTRE PODUÇÃO E CONSUMO",
p. 17 -34.
In:
A contextualização do binômio produção e consumo à luz dos conceitos da cultura e da ideologia.
São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-105-3,
DOI 10.5151/BlucherOA-consumoproducao-06