Design & Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas
Farbiarz, Jackeline Lima ; SILVA, Julia Teles da ; CLARO, Luciana dos Santos ; MARÇAL, Daniela ; Oliveira, Eduardo de Andrade
Resumo:
O presente artigo complementa as discussões desenvolvidas no grupo de trabalho (GT) “Formação do professor, práticas de ensino-aprendizagem, produção e uso de materiais, recursos e tecnologias assistivas com foco na Educação Inclusiva” que se reuniu no evento SILID/SIMAR, cujo objetivo era fomentar discussões interdisciplinares que ancorassem a formação e qualificação do professor nesse contexto. Ele também dialoga com as comunicações apresentadas no grupo de trabalho “Design e educação: abordagens, materiais e métodos aplicados ao ensino”, pois aborda o design pelo viés social, para demonstrar como o desenvolvimento de uma metodologia inclusiva e participativa potencializa as inteligências múltiplas dos sujeitos envolvidos no processo educacional e constrói o redesenho da educação com vistas à inclusão de todos, conforme apontado anteriormente no presente livro.
O artigo aprofunda o debate em algumas questões que essas parcerias nos trazem, como o diálogo com o usuário – um diálogo essencial que vamos discutir nos remetendo a Bakhtin (2006 [1979]) – e o conceito de necessidade do usuário a partir de Ortega y Gasset (1939).
54 downloads
DOI: 10.5151/9788580392012-10
Como citar:
FARBIARZ, Jackeline Lima; SILVA, Julia Teles da; CLARO, Luciana dos Santos; MARÇAL, Daniela; OLIVEIRA, Eduardo de Andrade; "Design & Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas", p. 173-194. Design para uma educação inclusiva - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580392012, DOI 10.5151/9788580392012-10