DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS DO ASSENTAMENTO OLGA BENÁRIO DE IPAMERI-GO

Ferreira, Ricardo; Almeida Barros, Aparecida Maria;

Resumo:

Este estudo toma como objeto um dos aspectos que integra a pesquisa em andamento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, com a finalidade de entender como as concepções de educação mediadas pela inserção na militância de um movimento social que luta pela ocupação, pela resistência e pela produção na terra dialogam com as expectativas presentes e futuras dos jovens do Assentamento Olga Benário de Ipameri-GO. A pesquisa foi motivada pela chegada dos jovens provenientes do referido assentamento a uma escola pública da cidade de Ipameri-GO, tendo como principal meio de deslocamento o Transporte Escolar. Esse fato precipitou uma série de reflexões sobre a função social da escola pública no sentido de sua colaboração para que as perspectivas de futuro desses alunos pudessem ser concretizadas no contexto da militância do movimento social de luta pela terra. Metodologicamente a coleta de dados foi possibilitada por meio da realização de três grupos focais, com a participação de diferentes sujeitos, oportunidade em que a temática foi provocada, derivando em opiniões divergentes a respeito do formato, condições e possibilidades de deslocamento dos alunos do Assentamento até a Escola Pública situada no perímetro urbano. Os resultados parciais indicam a complexidade de percepções acerca do alcance, das dificuldades e dos desafios cotidianos enfrentados pelos diferentes sujeitos submetidos ao Transporte Escolar, instigando questionamentos e reflexões em torno dos possíveis benefícios e alcances desse serviço sob a ótica dos seus usuários: os alunos assentados.

Capítulos - PARTE II - Educação:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap13

Referências bibliográficas
  • ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
    BRASIL. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 2004. Seção 1. p. 5. Disponível em: Andlt;http//: www.jusbrasil. com.brAndgt;. Acesso em: 10 set. 2014.
    FERNANDES, Florestan. Em busca do socialismo: últimos escritos Andamp; outros textos. São Paulo: Xamã. 1995. FERREIRA, Ricardo. Pesquisa de Campo – Grupos Focais. PPGEDUC – UFG, 2014.
    FIRMINO, Waldivino Gomes. Itinerários Camponeses: de lá para cá e daqui pra li até o Assentamento Olga Benário em Ipameri (GO). 2013, 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, 2013.
    FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
    GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. São Paulo: Líber Livros, 2012.
    GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
    PESSOA, Jadir de Morais. Educação e Ruralidades. Goiânia: UFG, 2007.
    SANTOS, Milton. O lugar e o cotidiano. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.), Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, p. 584-602, 2010.
Como citar:

FERREIRA, Ricardo; ALMEIDA BARROS, Aparecida Maria; "DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS DO ASSENTAMENTO OLGA BENÁRIO DE IPAMERI-GO", p. 219 -238. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap13