Da Formação à Produção Escrita na Graduação
VIEIRA, José Antônio; CAMPOS, Sulemi Fabiano;
Resumo:
Este capítulo pretende desenvolver uma discussão sobre a relação existente entre as condições e relações da formação acadêmica e seus reflexos na produção escrita de textos monográficos apresentados como trabalhos de conclusão de curso. Entende-se que a produção escrita de textos acadêmicos possui em sua estrutura procedimentos teórico-metodológicos, como a apresentação de um problema, a criação de um objeto de pesquisa e a utilização de outros discursos, como argumentação e sustentação da investigação, que é realizada pelo jovem-pesquisador.Partindo dessa premissa, é possível dizer que o uso do discurso de outro autor pode desenvolver efeitos de sentidos, entre eles o de promoção de uma teoria, autor ou conceito, e que esse efeito contribui com a aceitabilidade e inserção do trabalho numa comunidade científica. Assim, a forma de marcar a presença de outro discurso em uma produção escrita, pode refletir as relações que o aluno de graduação estabelece durante sua formação.
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Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9788580391824-12
Como citar:
VIEIRA, José Antônio; CAMPOS, Sulemi Fabiano;
"Da Formação à Produção Escrita na Graduação",
p. 251 -268.
In:
Rumos da linguística brasileira no século XXI.
São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391824,
DOI 10.5151/9788580391824-12