Da Formação à Produção Escrita na Graduação

VIEIRA, José Antônio ; CAMPOS, Sulemi Fabiano

Resumo:

Este capítulo pretende desenvolver uma discussão sobre a relação existente entre as condições e relações da formação acadêmica e seus reflexos na produção escrita de textos monográficos apresentados como trabalhos de conclusão de curso. Entende-se que a produção escrita de textos acadêmicos possui em sua estrutura procedimentos teórico-metodológicos, como a apresentação de um problema, a criação de um objeto de pesquisa e a utilização de outros discursos, como argumentação e sustentação da investigação, que é realizada pelo jovem-pesquisador.

Partindo dessa premissa, é possível dizer que o uso do discurso de outro autor pode desenvolver efeitos de sentidos, entre eles o de promoção de uma teoria, autor ou conceito, e que esse efeito contribui com a aceitabilidade e inserção do trabalho numa comunidade científica. Assim, a forma de marcar a presença de outro discurso em uma produção escrita, pode refletir as relações que o aluno de graduação estabelece durante sua formação.

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DOI: 10.5151/9788580391824-12

Como citar:

VIEIRA, José Antônio; CAMPOS, Sulemi Fabiano; "Da Formação à Produção Escrita na Graduação", p. 251-268. Rumos da linguística brasileira no século XXI - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391824, DOI 10.5151/9788580391824-12