Conteúdos africanos e afro-brasileiros na formação de professores de Educação Física: uma reflexão com o PIBID
MARTINS, Paulo Maciel Cordeiro; FERREIRA, Andreia Cristina Peixoto;
Resumo:
O presente trabalho busca relatar uma pesquisa em andamento que investiga a formação de professores de licenciatura em Educação Física (EF) no que se refere à qualificação para o trato com conteúdos da cultura corporal tendo como eixo a história e a cultura africana e afro-brasileira na escola. O foco está na análise de como as experiências curriculares – no âmbito de disciplinas, projetos de extensão e pesquisa, movimento estudantil – do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão vêm contribuindo para a formação dos discentes no que diz respeito à apreensão do conhecimento da história e da cultura africana e afro-brasileira e à viabilização da efetivação da Lei nº 10.639/03 em experiências curriculares e metodológicas do Programa Institucional de Bolsista para Iniciação a Docência (PIBID) dessa área. Para delinear experimentos pedagógicos que evidenciam nuances do processo de formação no âmbito do trato com conteúdos relativos à história e cultura afro-brasileira, expõe-se, como resultados parciais deste trabalho, a narrativa de experiências ocorridas no PIBID, dentro das aulas de Educação Física nas escolas públicas de Catalão-GO. Expomos aqui experiências como, por exemplo, a do Maculelê (dança afro-brasileira) que foi pensada a partir de fundamentação teórico-metodológica, de planejamento e de prática pedagógica dentro do espaço formativo e de intervenções do PIBID.
0:
Palavras-chave: African-Brazilian contents, Physical education, Teacher, PIBID,
DOI: 10.5151/9788580391664-10
Como citar:
MARTINS, Paulo Maciel Cordeiro; FERREIRA, Andreia Cristina Peixoto;
"Conteúdos africanos e afro-brasileiros na formação de professores de Educação Física: uma reflexão com o PIBID",
p. 171 -186.
In:
Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras.
São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664,
DOI 10.5151/9788580391664-10