Conteúdos africanos e afro-brasileiros na formação de professores de Educação Física: uma reflexão com o PIBID

MARTINS, Paulo Maciel Cordeiro; FERREIRA, Andreia Cristina Peixoto;

Resumo:

O presente trabalho busca relatar uma pesquisa em andamento que investiga a formação de professores de licenciatura em Educação Física (EF) no que se refere à qualificação para o trato com conteúdos da cultura corporal tendo como eixo a história e a cultura africana e afro-brasileira na escola. O foco está na análise de como as experiências curriculares – no âmbito de disciplinas, projetos de extensão e pesquisa, movimento estudantil – do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão vêm contribuindo para a formação dos discentes no que diz respeito à apreensão do conhecimento da história e da cultura africana e afro-brasileira e à viabilização da efetivação da Lei nº 10.639/03 em experiências curriculares e metodológicas do Programa Institucional de Bolsista para Iniciação a Docência (PIBID) dessa área. Para delinear experimentos pedagógicos que evidenciam nuances do processo de formação no âmbito do trato com conteúdos relativos à história e cultura afro-brasileira, expõe-se, como resultados parciais deste trabalho, a narrativa de experiências ocorridas no PIBID, dentro das aulas de Educação Física nas escolas públicas de Catalão-GO. Expomos aqui experiências como, por exemplo, a do Maculelê (dança afro-brasileira) que foi pensada a partir de fundamentação teórico-metodológica, de planejamento e de prática pedagógica dentro do espaço formativo e de intervenções do PIBID.

0:

Work search Gift expose a search underway What investigates the degree of Teacher Education in Physical Education (PE), does not mention that to the Qualification FOR dealing with contents body culture tendon As Axis History and African culture and african-Brazilian in school. The focus is on How Analysis as curricular experiences – not Scope of disciplines, the Extension Project and research, student movement – make course degree in EF RC / UFG comes contributing to the training of students Regarding the apprehension of knowledge of history and African and african-Brazilian culture, making possible the realization of Law No. 10,639 / 03 in curricular and methodological experiences do PIBID this area. To design educational experiments que show nuances formation process any tract Scope WITH Contents related to “History and Brazilian african culture”, exposes itself As partial In this work results, one experiences the narrative occurred in PIBID, Within PE classes in schools public Catalan-GO. Experiences expose here as Example, POR, making Maculelê (african-Brazilian dance) that was thought to From a methodological theoretical Rationale, Planning and Pedagogical practice within the training area and interventions do PIBID.

Palavras-chave: African-Brazilian contents, Physical education, Teacher, PIBID,

DOI: 10.5151/9788580391664-10

Como citar:

MARTINS, Paulo Maciel Cordeiro; FERREIRA, Andreia Cristina Peixoto; "Conteúdos africanos e afro-brasileiros na formação de professores de Educação Física: uma reflexão com o PIBID", p. 171 -186. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-10