Considerações Finais

Rocha, José Leandro Silva

Resumo:

Neste livro, apresentamos a metodologia e os resultados de uma pesquisa na qual investigamos a aprendizagem criativa em aulas de piano em grupo, realizada no primeiro semestre de 2015, com discentes adultos das disciplinas PIH I e II (piano) do CLM da UFRN. Para isso, foram planejados, aplicados, discutidos e avaliados procedimentos pedagógico-musicais criativos no ensino de piano em grupo, tendo em vista os processos de aprendizagem musical envolvidos, tanto sob a perspectiva do professor quanto sob a dos alunos que participaram dessa pesquisa.

Para tanto, adotamos como pressupostos teóricos trabalhos relacionados aos temas criatividade, educação musical e ensino de piano, principalmente estudos relacionados à aprendizagem criativa em música (BEINEKE, 2008; 2009; 2011; 2012b; 2013; 2015) e práticas criativas no ensino de piano (MONTANDON, 1992; CAMPOS, 2000; LONGO, c2003; MELO, 2002; DUCATTI, 2005; FRANÇA; PINTO, 2005; GLASER, 2007; CERQUEIRA, 2009; BRAGA, 2011; LEMOS, 2012; COSTA; MACHADO, 2012; KRÜGER; ARAÚJO, 2013; FLACH, 2013; SANTOS, 2013; MELO; ROCHA, 2014; LONGO; AGGIO, 2014; ALMEIDA, 2014; BOLSONI, 2015).

38 downloads

educação

DOI: 10.5151/9788580391954-06

Como citar:

ROCHA, José Leandro Silva; "Considerações Finais", p. 129-132. Aprendizagem Criativa de Piano em Grupo - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391954, DOI 10.5151/9788580391954-06