Concordância nominal variável e prática social: identidades femininas na educação de jovens e adultos
Mangabeira, Andréa
Resumo:
O trabalho em questão baseia-se na discussão de gênero como uma construção social local, que emerge em comunidades de prática (ECKERT; MCCONNELL-GINET, 1992; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998). A principal asserção dessa concepção de gênero é a de que discutir as diferenças entre homens e mulheres (como uma oposição binária) é definitivamente relevante. No entanto, essa discussão se torna relevante apenas se essas diferenças são consideradas de um ponto de vista local e situado, em sua relação com outras questões de identidade/diversidade que se tornam relevantes na construção e manutenção das práticas de comunidades locais. Nesse sentido, para uma compreensão mais acurada da maneira como identidades diversas são negociadas e mantidas em comunidades de prática, é preciso analisá-las de uma maneira não linear, mas compreende-las como um nexo de multiafiliações a comunidades diversas, construído em volta de também diversas práticas sociais (WENGER, 1998). Essa concepção de identidade situa as identidades de gênero como um, dentre outros, aspectos identitários que compõem nexos complexos e locais de identidades sociais.
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DOI: 10.5151/9788580391190-0007
Referências bibliográficas
- ECKERT, P. Linguistic variation as social practice. Oxford: Blackwell, 2000.
- ECKERT, P. Variation and the Indexical Field. Journal of sociolinguistics v. 12, n. 3, p. 453-476, 2008.
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- ECKERT, P. Language and Gender. New York: Cambridge University Press, 2002.
- LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: University of Cambridge Press, 1991.
- MANGABEIRA, A.B.A. Participação, Identidade e Variação na EJA: o uso variável da concordância nominal de número como recurso simbólico e estilístico na construção de uma comunidade de prática na sala de aula de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012
- WENGER, E. Communities of Practice. New York: Cambridge University Press, 1998.
Como citar:
MANGABEIRA, Andréa; "Concordância nominal variável e prática social: identidades femininas na educação de jovens e adultos", p. 169-187. Mulheres, linguagem e poder: estudos de gênero na sociolinguística brasileira. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391190, DOI 10.5151/9788580391190-0007