COMUNICAÇÃO UM ATO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO UM ATO COMUNICATIVO: A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
PACHECO, Larissa Cristina
Resumo:
Diante de um contexto de transformações políticas, sociais e pedagógicas, que sofremos nas últimas décadas, os professores começam a desenvolver experiências em sala tendo como recursos didáticos jornais, televisão, cinema e outros, buscando ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de História, abrindo espaço para as mídias. Com isto, provoca-se uma ruptura do modelo de aula reprodutivo, deixando o aprendizado mais estimulante e despertando habilidades dos alunos através de um universo interativo, marcado com intercâmbios de ideias, linguagens e circulação de novos conhecimentos. Graças a maior aproximação entre forma de ensino e sociedade em movimento, a união entre comunicação e educação possibilitou o surgimento de um novo campo de intervenção social; a figura do educomunicador. Este profissional atua com os educadores e reconhece que o professor não é o único que acumula conhecimento, mas que este é construído em conjunto na sala de aula, respeitando a diversidade de representações. Desta forma, este trabalho propõe a reflexão sobre as práticas educomunicativas no ensino de história em escolas de Catalão/GO e suas contribuições para a formação da cidadania.
32 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap3
Referências bibliográficas
- ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. O tecelão dos tempos: O historiador como artesão das temporalidades. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 4, n. 19, Rio, 2009.
- AZEVEDO, Crislane Barbosa de. LIMA, Aline Cristina da Silva. O uso de fontes e diferentes linguagens no ensino de história na educação básica. XVI seminário de Pesquisa do CCSA, nov.2010, s.p. BARCA, Isabel. Educação histórica: Uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras. Porto, III Série, v. 2, 2001, p. 13-21.
- CANEN, Ana. Universos Culturais e representações docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural. Revista Educação Andamp; Sociedade. a. 22, n. 77, dez. 2001, p. 207-227 CERTAU, Michel de. A operação historiográfica. In: A escrita da história. MENEZES. Maria de Lourdes. (trad.), 2ª ed. Rio de Janeiro:Forense Universitária, 2000. p. 65-118.
- CONCI. Tatiana Cabreira. Narrativa histórica: Uma nova perspectiva em sala de aula. p. 49-58, nov. 2010. Trabalho apresentado nos Anais do 3º Seminário de Educação Histórica – Desafios da aprendizagem na perspectiva da Educação Histórica, UFPR, nov.2010.
- FLORES, Elio Chaves. Dos feitos e dos ditos: História e cultura histórica. Revista de História. Saeculum, v.16, jan./jun. 2007. p. 83-102.
- GERMINIANI, Geyso. Educação histórica: A constituição de um campo de pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 54-70, jun 2011. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/3261. Acessado 03/09/2014.
- JACQUINOT, Geneviève. O que é um educomunicador: O papel da comunicação na formação dos professores. Palestra proferida no I Congresso Internacional de Comunicação e Educação, São Paulo, mai.1998. Disponível em: http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/. Acessado em 04/06/2014
- MONTEIRO, Ana Maria. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. Revista História Andamp; Ensino, Londrina, v. 9, p. 37-62, out. 2003.
- ______. Ensino de História: entre história e memória. Disponível em: Andlt;http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/pesquisa-pratica-educacional/artigos/artigo1.pdfAndgt;. Acesso em 23 dez. 2013.
- PAGÈS BLANCH, Joan. Tiempo, Memoria, Lenguajes y Enseñanza de Historia: Entrevista com el professor Dr. Joan Pagès Blanch. Revista OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 17-30, jan./jun. Entrevista concedida a Regma Maria dos Santos.
- PERUZZO, Cecilia M. Krohling. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. Revista PCLA, v. 04, n. 2, out/dez 2002. Disponível em: Andlt;http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista13/artigos%2013-3.htmAndgt;. Acesso em 07 fev. 2014.
- PESAVENTO, Sandra Jatahy. Em busca de uma outra História: Imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História. v. 15, n. 29, 1995. p. 9-27.
- RODRIGUES, Adriana Alves. Jornalismo e educomuicação: a produção de narrativas multimídia no ensino-aprendizagem. Revista Mediação, Belo Horizonte, v.15, n. 17, p. 95-107, jul./dez. 2013.
- ROSSINI, Miriam de Sousa. In: O lugar do audiovisual no fazer histórico: uma discussão sobre outras possibilidades do fazer histórico. História e Linguagens: Texto, imagem, oralidade e representações, Lopez, Antonio Herculano (org.). Rio de Janeiro, 7Letras, 2006. p. 113-133.
- RUSEN, Jörn. Didática: Funções do Saber Histórico. In: RÜSEN, Jörn. HistóriaViva: Teoria da História III – formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão Rezende Martins. Brasília: Ed. da UnB, 2007.
- SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. As fontes históricas e o ensino da História. In: Ensinar história. São Paulo, Scipione, 2004. p. 89-110.
- SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. 132p.
- ______, Ismar de Oliveira. Uma educomunicação para a cidadania. Núcleo de Comunicação e Educação/USP. Disponível em: Andlt; http://www.usp.br/nce/?wcp=/aeducomunicacao/textoAndgt;. Acesso em: 03 fev. 2014.
- ZARTH. Paulo Afonso. Ensino de história, participação da comunidade e cultura histórica. Revista de História. Saeculun, n. 6/7, jan./dez./ 2000/2001.
Como citar:
PACHECO, Larissa Cristina; "COMUNICAÇÃO UM ATO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO UM ATO COMUNICATIVO: A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA", p. 49-60. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap3