AS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA MICRORREGIÃO DE CATALÃO - GO
Silva, Altina Abadia da ; de Andrade Silva Ximenes, Priscilla
Resumo:
O presente trabalho apresenta recorte de uma pesquisa em andamento que está sendo desenvolvida no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão e tem como objetivo discutir a educação infantil no contexto das políticas de atendimento a infância na microrregião de Catalão (GO). Inicialmente o texto trata das políticas de atendimento a infância e adolescência e discute a educação infantil no cenário político. Focaliza, em seguida, a formação de profissionais de educação infantil, um dos maiores desafios das políticas educacionais, bem como o perfil do município. No terceiro item, analisa o processo de municipalização da Educação Infantil em Catalão - GO.
52 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap18
Referências bibliográficas
- ARROYO, Miguel G. O significado da infância. In: I Simpósio de Educação Infantil. Brasília, Ministério da Educação, 1994, p.88-92.
- BECCHI, E. e BONDIOLI, A (Org). Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professoras. trad: Fernanda Landucci Ortale e Ilse Carlos de Freitas. Campinas: Autores Associados, 2003.
- BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vols. I, II e III.
- BAZILIO, Luiz Cavalieri, KRAMER, Sônia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.
- CARDONA, Maria J. Para a história da Educação de Infância em Portugal: o discurso oficial (1834- 1990). Portugal, Ed. Porto, 1997.
- CRAYDY, C. M e KAERCHER G. E da Silva (Org). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
- CRUZ, M. N. Palavras e Gestos no Jogo Interativo: um estudo dos processos de significação no cotidiano de um berçário de creche. Dissertação de Mestrado. Campinas, UNICAMP, 1995.
- ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
- ______, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
- FONTANA, R. A. C. Mediação Pedagógica na Sala de Aula. Campinas, Autores Associados, 2000. FORMOSINHO, Júlia de O. (Org.). Modelos curriculares para a Educação da Infância. Portugal, Editora Porto: 1998.
- GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e agir. Campinas: Papirus, 1994. 10
- JOBIM e SOUZA, S. Linguagem, consciência e ideologia: conversas com Bakhtin e Vygotsky. In: Oliveira, Z. M. R. (org.) A criança e seu Desenvolvimento - perspectivas para discutir a educação infantil. SP: Cortez, 1995. KRAMER, S. A política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo, Cortez, 2003.
- LEITE, Mª., Isabel. Nem fase de grafismo, nem exercício psicomotor: o desenho como espaço de produção cultural de crianças. In: MACHADO, Mª., L. de A. (org.) Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002, p. 268-274.
- MACHADO, M. L. de A (Org). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002. MOSS, Peter. Reconceitualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lucia de A. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 235-248.
- NASCIMENTO, Telma. F. Norbet Elias: Algumas considerações. In: Fragmentos de Cultura. Goiânia, V. 14, n. 9, p. 1647-1655, set. 2004.
- NUNES PINTO, R. Civilidade, corpo e escolarização da criança: o legado de Descartes e Rousseau. In: Revista Poiésis. Catalão/GO Vol. I Nº 1 jan./dez. 2003.
- OLINDA, E. M. B. de. O conceito de formação integral no projeto formativo moderno: aprendendo com a experiência cearense. In. ________. (Org.). Formação Humana: liberdade e historicidade. Fortaleza: Editora UFC, 2004. p. 118-135.
- OLIVEIRA, Z. M. R. de. (Org.) Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2000.
- OLIVEIRA, Zilma de Moraes R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
- PINO, A. Editorial. Educação e Sociedade. Campinas, Cedes n. 71, 2000.
- RIZZINI, Irene. Criança não é risco, é oportunidade: fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças e adolescentes / Irene Rizzini, Gary Barker, Neide Cassaniga. Rio de Janeiro: USU Ed. Universitária: Instituto Promundo,
- 2000. 48 p.
- ________. A Criança e a Lei no Brasil: Revisitando a História (1822-2000). Brasília:
- UNICEF, CESPI/USU.
- ROCHA, M. Sílvia P. M. L. da. O real e o imaginário no faz-de-conta: questões sobre o brincar no contexto da pré-escola. In: GÓES, Mª. Cecília R. de Andamp; SMOLKA, Ana Luiza B. A Significação nos Espaços Educacionais: interação social e subjetivação. Campinas. Papirus, 1997.
- VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1994.
- ______________ Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1991. ______________ Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade. Campinas, Cedes n. 71, 2000.
Como citar:
SILVA, Altina Abadia da; DE ANDRADE SILVA XIMENES, Priscilla; "AS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA MICRORREGIÃO DE CATALÃO - GO", p. 307-320. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap18