Aprendizagem Criativa na Aula de Piano em Grupo
Rocha, José Leandro Silva
Resumo:
Este capítulo buscará avaliar as perspectivas dos alunos das disciplinas PIH I e II do CLM da UFRN que participaram de práticas criativas na aula de piano em grupo, a respeito do processo de aprendizagem musical nesse contexto, tema de pesquisa deste livro. Os dados obtidos para a elaboração da análise apresentada foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, norteadas por um roteiro (Apêndice B), contendo questões pautadas nas concepções e perspectivas dos alunos a respeito de seus processos de aprendizagem musical, tendo em vista as vivências descritas no Capítulo 4. Ao todo, sete alunos participaram dessas entrevistas realizadas após o término das aulas. As entrevistas foram gravadas e depois transcritas integralmente no caderno de entrevistas (CE).
Para a análise, consideramos algumas das contribuições teóricas apresentadas no Capítulo 2, especialmente as advindas das pesquisas que tratam sobre processos criativos e formativos em música relacionadas ao uso da composição em sala de aula, ensino de piano e perspectivas dos alunos e professores sobre processos de aprendizagem musical. Tendo em vista essas perspectivas teóricas delineadas no Capítulo 2, averiguamos que alguns estudos podem ser adotados como modelos investigativos de pesquisas na área da educação musical e que muitos visam a compreender as perspectivas de crianças sobre seus processos de aprendizagem musical considerandos-se a aprendizagem criativa em música (BEINEKE, 2008; 2009; 2011; 2012b; 2013; 2015; VISNADI, 2013; MACHADO, 2013).
31 downloads
educação
DOI: 10.5151/9788580391954-05
Como citar:
ROCHA, José Leandro Silva; "Aprendizagem Criativa na Aula de Piano em Grupo", p. 103-128. Aprendizagem Criativa de Piano em Grupo - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391954, DOI 10.5151/9788580391954-05