ANÁLISE DE USABILIDADE EM MOOCS (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
Souza, Rayse Kiane De ; Souza, Márcio Vieira de
Resumo:
No desenvolvimento de softwares a busca da qualidade envolve diversos aspectos na produção, desde funcionalidades, confiabilidade e segurança de uso, até as chamadas qualidades extras ou implícitas como flexibilidade, adaptabilidade e facilidade de entendimento. Dentro desse conjunto de critérios está a interface que é responsável pela interação do usuário com o computador a qual deve primar pela qualidade da comunicação entre ambos.
32 downloads
DOI: 10.5151/9788580391282-12
Referências bibliográficas
- ALMEIDA, R. Q. O leitor navegador. In SILVA, E. T. A leitura nos oceanos da Internet. São Paulo: Cortez, 2003.
- ANDRADE, A. F. D.; VICARI, R. M. Construindo um ambiente de aprendizagem à distância inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, Marco (org). Educação On-line. São Paulo: Loyola, 2003. p. 255-270.
- BELLONI, M. L. Educação a distância mais aprendizagem aberta. ANPED, GT 16 – Educação e Comunicação. S/d.
- BITTENCOURT, D. F. A construção de um modelo de curso “lato sensu” via Internet – a experiência com o curso de especialização para gestores de instituições de ensino técnico UFSC SENAI. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta99/denia/>. Acesso: 21 Jun. 2014.
- BEVAN, N. Usability is quality of use. Anzai & Ogawa (eds) Proc. 6thInternational Conference on Human Computer Interaction, 1995.
- BEVAN, N. Usability Issues in web site design. Proceedings of UPA'98, Washigton 1998.
- BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, n. 13, p. 210−230, 2008. Disponível em: <http://jcmc.indiana. edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html>. Acesso em: 21 mai. 2011.
- COURSERA. Disponível em: <https://www.coursera.org/>. Acesso em: 04/11/2014.
- EDX. Disponível em: <https://www.edx.org/>. Acesso em: 04/11/2014.
- DOTTA, S. Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem.
- GOMEZ, Margarida Victoria. Educação em Rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
- GIGLIO, K.; SOUZA, M.V; SPANHOL, F.J. Redes Sociais e ambientes virtuais de aprendizagem: apontamentos para uma educação em rede. Anais do 19 CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Salvador: ABED, set. 2013. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/141.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.
- HERNÁNDEZ, D. R. Um mundo de médios sin fin. Cambios em aprendizaje, Facebook y apoteosis de las aplicaciones expressivas. In: Facebook y la posuniversidad: sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizajes. Fundación Telefónica; Ariel, 2010. p. 183 – 202
- LEE, M. J. W; MCLOUGHLIN, C. Harnessing the affordances of Web 2.0 and social software tools: can we finally make “student-centered” learning a reality? Paper presented at the World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, Vienna, Austria, 2008.
- MACIEL, I. M. Educação a Distância: Ambiente virtual: construindo significados. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/283/boltec283e.htm>. Acesso em: 02 Ago. 2012.
- MATTAR, J. O uso do second life como ambiente virtual de aprendizagem. Disponível em: <http://www. comunidadesvirtuais.pro.br/seminario4/trab/jamn.pdf>. Acesso em: 04 mai. 2013.
- MAZMAN, G.; USLUES, Y. K. The usage of social networks in educational context. In: Proceedings of world academy of science, engineering and technology. Vol. 37, p. 404–407, 2009.
- McAULEY, A. Massive Open Online Courses: Digital ways of knowing and learning. Elearnspace, 2010. MELO FILHO, I. J. E. A. Percepção social em “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)”: Identificando necessidades para o LMS Amadeus. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 19, n. 3, p. 29-41, 2011. Miles, M. Huberman, A. Qualitative Data Analysis. 1994.
- MIRIADAX. Disponível em: <https://www.miriadax.net/>. Acesso em: 04/11/2014
- NIELSEN, J.; MOLICH, R. Heuristic evaluation of user interfaces. Seattle, 1993.
- OLIVEIRA, E. A.; TEDESCO, P. i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)”. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, n. 1, p. 17-31, 2010.
- PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina Álvares C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice Theresinha Cybis.Ambientes Virtuais de Aprendizagem. São Paulo: Ciência Moderna, 2001. Cap. 1.
- PIEROTTI, D. Heuristic Evaluation - A System Checklist. Disponível em: <http://www.stcsig.org/usability/topics/articles/he-checklist.html>. Acesso em: 15 nov. 2014.
- SCHLEMMER, E. A aprendizagem em mundos virtuais: viver e conviver na virtualidade. UNIrevista - Vol. 1, n° 2: (abril 2006). Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Schlemmer. pdf>. Acesso em: 01 mai. 2013.
- SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, 25 jul. 2012. Disponível em :< http://www. elearnspace.org/blog/2012/07/25/moocs-are-really-a-platform/> Acesso em: 12 mar. 2014. SOUZA, M. V; et al. Mídias sociais, AVA e MOOCs: reflexões sobre educação em rede.ICBL 2013: – International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning, Florianópolis, v., n., p.183- 190, nov. 2013. Disponível em: <http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution62_a.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.
- SOUZA, M. V. Redes informatizadas de comunicação: a teia da rede internacional DPH. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2008.
- SOUZA, R. K. Análise de Ambientes de Aprendizagem com Características MOOC (massive Open Online Course): Uma abordagem qualitativa. Florianópolis, 2014.
- STAKE, R. The case study method in social inquiry. In DENZIN, Norman K.
- TIFFIN, J, RAJASINGHAM, L. The Global Virtual University, London, New York and Canada: Routledge. 2003.
- TÔRRES, J. J. M. Ciência da complexidade: uma nova visão de mundo para a educação. Disponível em: <http://www.otium.net.br/Arquivos/2010-Banner-Julio-Ciencia.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2013. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
- UDACITY. Disponível em: <https://www.udacity.com/>. Acesso em: 04/11/2014.
- USABILITY.GOV. System Usability Scale. Disponível em: <http://www.usability.gov/how-to-and-tools/methods/system-usability-scale.html>. Acesso em: 25 out. 2014.
- VEDUCA. Disponível em: <http://www.veduca.com.br/>. Acesso em: 04/11/2014.
- VERGARA, S. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007. WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
- WINCKLER, M.; PIMENTA, M. Avaliação de Usabilidade de Sites Web, Toulouse, 2003.
Como citar:
SOUZA, Rayse Kiane De; SOUZA, Márcio Vieira de; "ANÁLISE DE USABILIDADE EM MOOCS (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): UMA ABORDAGEM QUALITATIVA", p. 139-152. Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391282, DOI 10.5151/9788580391282-12