Análise Bibliométrica do Comportamento do Consumidor

SANTANA, Daniela ; SILVA, André ; MORAIS, Mariângela

Resumo:

A evolução científica, em dado momento, se dá pela necessidade da busca e produção de conhecimento, o que serve de amparo para estudiosos. Nesse contexto, a bibliometria se mostra como uma grande aliada, uma vez que promove o estudo acerca de periódicos que versam sobre um tema específico, ou de temas inter-relacionados. Assim, o presente artigo tem por objetivo promover a realização de uma análise investigativa, através da literatura acadêmica publicada, tangente ao comportamento do consumidor com base no B2B e B2C, bem como contribuir com o levantamento bibliométrico de publicações que se referem ao comportamento do consumidor. Salienta-se ainda que a presente análise ater-se-á aos artigos publicados nas plataformas ANPAD e CAPES, referentes ao período 2010 e 2014. Os resultados apontam o total de 8.033 publicações. Porém, o presente estudo se limitou à análise de 59 artigos selecionados que norteiam o comportamento do consumidor em diversas instituições, inclusive úblicas. Dentre diversas conclusões, observou-se que o comportamento do consumidor se encontra atrelado ao entendimento que o indivíduo tem acerca da qualidade, bem como do que é satisfação. Não obstante, concluiu-se também que, em virtude dos resultados apontados, subsiste a necessidade da realização de estudos em relação ao tema proposto, em virtude da inexistência de pesquisas publicadas em instituições públicas de Ensino Superior.

39 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580391619-02

Como citar:

SANTANA, Daniela; SILVA, André; MORAIS, Mariângela; "Análise Bibliométrica do Comportamento do Consumidor", p. 35-50. Estudos interdisciplinares em ciências biológicas, saúde, engenharias e gestão. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391619, DOI 10.5151/9788580391619-02