ACESSIBILIDADE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR - AS TRILHAS DA INCLUSÃO

Tartuci, Tânia Maria; Flores, Maria Marta Lopes;

Resumo:

Este artigo tem como finalidade apresentar um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado, tendo como tema o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. O recorte temporal da pesquisa abarcou o período compreendido entre os anos de 2003 a 2012. O estudo partiu da hipótese que o acesso de alunos com deficiência no ensino superior não tem sido acompanhado por uma reestruturação que possibilite a eles permanecerem na universidade. Buscou compreender como tem se dado o ingresso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior, especificamente, em cursos de graduação, na modalidade presencial, do Campus Catalão/UFG, a partir da publicação da Portaria Ministerial 3.284 publicada em 2003. Esta estabelece os requisitos de acessibilidade de pessoas com deficiência para instruir processos de autorização, reconhecimento de cursos e instituições de ensino superior, bem como, para renovação daqueles já existentes. Junte-se a esse fato, que no mesmo ano, tem início o processo de expansão das IFES, que visa, dentre outros objetivos, ampliar o acesso à universidade. A fim de diagnosticar a acessibilidade das rotas, foi aplicado um protocolo de acessibilidade física, a partir de rotas definidas tendo-se em vista, os caminhos e os destinos mais frequentados pelos alunos. A aplicação do protocolo de acessibilidade forneceu dados reais sobre elementos de acessibilidade física, carentes de atenção, de modo a se adequarem às necessidades do novo alunado da universidade. Os resultados apurados indicaram que existe pouca acessibilidade física.

Capítulos - PARTE II - Educação:

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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap17

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Como citar:

TARTUCI, Tânia Maria; FLORES, Maria Marta Lopes; "ACESSIBILIDADE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR - AS TRILHAS DA INCLUSÃO", p. 291 -306. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap17