ACESSIBILIDADE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR - AS TRILHAS DA INCLUSÃO
Tartuci, Tânia Maria ; Flores, Maria Marta Lopes
Resumo:
Este artigo tem como finalidade apresentar um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado, tendo como tema o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. O recorte temporal da pesquisa abarcou o período compreendido entre os anos de 2003 a 2012. O estudo partiu da hipótese que o acesso de alunos com deficiência no ensino superior não tem sido acompanhado por uma reestruturação que possibilite a eles permanecerem na universidade. Buscou compreender como tem se dado o ingresso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior, especificamente, em cursos de graduação, na modalidade presencial, do Campus Catalão/UFG, a partir da publicação da Portaria Ministerial 3.284 publicada em 2003. Esta estabelece os requisitos de acessibilidade de pessoas com deficiência para instruir processos de autorização, reconhecimento de cursos e instituições de ensino superior, bem como, para renovação daqueles já existentes. Junte-se a esse fato, que no mesmo ano, tem início o processo de expansão das IFES, que visa, dentre outros objetivos, ampliar o acesso à universidade. A fim de diagnosticar a acessibilidade das rotas, foi aplicado um protocolo de acessibilidade física, a partir de rotas definidas tendo-se em vista, os caminhos e os destinos mais frequentados pelos alunos. A aplicação do protocolo de acessibilidade forneceu dados reais sobre elementos de acessibilidade física, carentes de atenção, de modo a se adequarem às necessidades do novo alunado da universidade. Os resultados apurados indicaram que existe pouca acessibilidade física.
40 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap17
Referências bibliográficas
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2004. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: jun. 2004. Versão corrigida 30.12.2005. AUDI, Eloisa Mazzini Miranda. Protocolo para avaliação da acessibilidade física em escolas do ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004. Resumo. Disponível em: Andlt;http://www.marilia.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacao/dissertacoes/Andgt;. Acesso em: 05 out. 2013.
- AUDI, Eloisa Mazzini Miranda; MANZINI, Eduardo José. Avaliação da acessibilidade física em escolas de ensino fundamental: um estudo para validação de um protocolo. In: Reunião Anual da SBPC, 57. Fortaleza/CE, 2005. Disponível em: Andlt;http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/senior/RESUMOS/resumo_844.htmlAndgt;. Acesso em: 05 set. 2013.
- ______. Avaliação da acessibilidade em escolas de ensino fundamental: descrição da metodologia para elaboração de um protocolo. Arquitextos, São Paulo. Online, v. 81, 2007. Disponível em: http://www. vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.081/274. Acesso em: 24 out.2013.
- BRASIL. Lei 7.853 de 24/10/1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 25 out. 1989. Disponível em: Andlt;http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7853.htmAndgt;. Acesso em: 11 mai. 2013
- ______. Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1999. Disponível em: Andlt;http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htmAndgt;. Acesso em 20 abr. 2013. ______. Portaria n. 3.284, de 07 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 nov. 2003. Disponível em: Andlt;http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdfAndgt;. Acesso em: 06 dez. 2012.
- CORRÊA, Priscila Moreira. Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da educação infantil. 2010. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2010. Disponível em: Andlt;http://www.athena.biblioteca. unesp.br/exlibris/bd/bma/33004110040P5/2010/correa_pm_me_mar.pdfAndgt;. Acesso em: 23 out. 2013.
- CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José. Um estudo sobre as condições de acessibilidade em pré-escolas. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.18, n.2 p.213-230, Abr.-Jun. 2012. Disponível em: Andlt;http://www.scielo.br/pdf/rbee/v18n2/v18n2a04.pdfAndgt;. Acesso em: 21 out. 2013.
- INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior 2010 – resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012.
- LEITE, Flávia Piva Almeida. A promoção da acessibilidade para as pessoas com deficiência: a observância das normas e do desenho universal. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 93, out 2011. Disponível em: Andlt;http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leituraAndamp;artigo_ id=10604Andamp;revista_caderno=9Andgt;. Acesso em: 21 out. 2013.
- MANZINI, Eduardo José. Inclusão e Acessibilidade. Revista da Sobama, dezembro, 2005, Vol. 10, n. 1, Suplemento, p. 31-36. Disponível em: Andlt;http://www.grupos.com.br/group/poseducacao_ta2013/Messages.html?action=downloadAndamp;year=13Andamp;month=3Andamp;id=1363784547919620Andamp;attach=manzini%20 2005%20acessibilidade.pdfAndgt;. Acesso em: 21 out. 2013.
- MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez., p. 387-405, 2006.
- MOREIRA, Laura Ceretta. A inclusão do aluno com necessidades educativas especiais na universidade – limites e possibilidades. In: Seminário de Pesquisa em Educação – Região Sul, II, Curitiba/PR, 1999. Anais... Disponível em: Andlt;http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/1999/Educacao_Especial/Trabalho/12_22_51_A_INCLUSAO_DO_ALUNO_COM_NECESSIDADES_EDUCATIVAS_ESPECIAIS_NA_ UNIVERSIDADE___LIMITES_E_POSSIBILIDADES_(1).pdfAndgt;. Acesso em: 04 fev. 2013.
- ______. Universidade e Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: das ações institucionais às práticas pedagógicas. 2004. 230 f. Tese (Doutorado em Eduação) – Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2004.
- MOREIRA, Laura Ceretta; BOLSANELLO, Maria Augusta; SEGER, Rosangela Gehrke. Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 125-143, jul./set.. 2011. Editora UFPR.
- SILVA, Vera Lúcia Ruiz Rodrigues da. Modelo de protocolo para diagnosticar as condições de acessibilidade nas instituições públicas do estado do Paraná. 2008. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Centro de Ciências Sociais Aplicada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/PR, 2008.
- PAULINO, Vanessa Cristina; CORREA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José. Um estudo sobre a acessibilidade física em nove Escolas municipais do ensino fundamental de uma cidade do interior paulista. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n.1, p. 59-74, 2008. Disponível em: Andlt;http://www2.marilia.unesp. br/revistas/index.php/ric/article/viewFile/160/147Andgt;. Acesso em: 21 out. 2013
- SILVA, Vera Lúcia Ruiz Rodrigues da; BONATTO, Selmo José. Modelo de protocolo para diagnosticar as condições de acessibilidade às instituições públicas do estado do Paraná. In: PEIXE, Blênio César Severo; MÜLLER, Claudia Cristina; HILGEMBERG, Cleise Maria de A. T.; MELATTI, Gerson Antonio; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; MACHADO, Hilka Pelizza Vier; LUIZ, Sérgio. (Orgs.) Formulação e Gestão de Políticas Públicas no Paraná: Reflexões, Experiências e Contribuições. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Edunioeste: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Paraná, 2010 - vol. 2, p. 215-232.
- SOUZA, Bianca Costa Silva de. Programa INCLUIR (2005 -2009): uma iniciativa governamental de educação especial para a educação superior no Brasil. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2010.
Como citar:
TARTUCI, Tânia Maria; FLORES, Maria Marta Lopes; "ACESSIBILIDADE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR - AS TRILHAS DA INCLUSÃO", p. 291-306. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap17