A ROTINA PRECARIZADA DAS MULHERES QUE TRABALHAM NOS SUPERMERCADOS
Cardoso, Deanne Teles ; Vieira Neto, José
Resumo:
A mulher está mais presente nos espaços públicos ocupando lugares que são seus de direito, como nas Universidades e principalmente ocupando cargos nos postos de trabalhos vendendo sua força de trabalho e recebendo como pagamento uma remuneração mensal, o salário. E ao chegarem a suas casas realizam o trabalho doméstico no espaço reprodutivo não remunerado. Com o enfoque principal para as mulheres trabalhadoras nos supermercados que na incessante luta pela busca da inserção e conquista do seu espaço no mercado de trabalho se sujeita a condições máximas de precarização. O que se propõe então é compreender o papel que a mulher desempenha atualmente na sociedade, como dona de casa, mãe, e quando trabalha, como contribuinte para a economia mercantil, buscando compreender a atuação da mulher como trabalhadora, colocando em foco sua historicidade, sua luta, conquistas e produção, de acordo com a análise realizada na atividade laboral feminina, bem como levando em consideração as relações de gênero no contexto do trabalho.
33 downloads
DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap21
Referências bibliográficas
- ANTUNES, Ricardo L. C. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Bom Tempo, 2009. 287 p. . (Mundo do trabalho).
- BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
- CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (Re) Produção do Espaço Urbano. 1. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
- CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço-tempo na metrópole; a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.
- CARLOS, Ana Fani Alessandri; ROSSINI, Rosa Ester. População e processo de estruturação do espaço geográfico. In: Revista do Departamento de Geografia do Rio de Janeiro FFLCH – USP. Rio de Janeiro, 1982. CATANI, Afrânio Mendes. O que é Capitalismo. 33. ed. São Paulo: Editora, 1994.
- CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas: Papirus, 2008.
- CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. São Paulo: Outras Expressões, 2012. 144p.
- DAMIANI, Amélia Luísa. População e Geografia. São Paulo: Contexto, 1991. Coleção Caminhos da Geografia. FACHIN, Odila. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
- GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. In: Revista de Administração de Empresas. V. 35, n. 3, p. 20-29. maio/junho 1995. São Paulo.
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatística/Trabalho e rendimento. 08 de março de 2012. Disponível em: Andlt;http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/indicadores/ trabalhoerendimentoAndgt;. Acesso em out. 2012.
- ______. Pesquisa Mensal de Emprego – PME. Dia Internacional da Mulher. Mulher no Mercado de Trabalho. 08 de março de 2012. Disponível em: Andlt;http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp_2012.pdfAndgt;. Acesso em jun. 2013.
- NOGUEIRA, Claudia Mazzei. A feminização do mundo do trabalho: entre a emancipação e precarização, Campinas: Autores Associados, 2004.
- NOGUEIRA, Claudia Mazzei. O trabalho duplicado: a divisão sexual no trabalho e na reprodução: um estudo das trabalhadoras do telemarketing. 2 ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2011.
- ROCHEFORT, Michel. Redes e Sistemas. São Paulo: Hucitec, 1998.
- SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 3. ed. revisada. Rio de Janeiro: DP e A, 2002.
- SANTOS, Milton, A urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
- THOMAZ JÚNIOR, Antônio. Desenho Societal dos Sem Terra no Brasil: uma contribuição à leitura geográfica do trabalho. In: Pegada, Presidente Prudente, v. 2, n. 2, 2001.
Como citar:
CARDOSO, Deanne Teles; VIEIRA NETO, José; "A ROTINA PRECARIZADA DAS MULHERES QUE TRABALHAM NOS SUPERMERCADOS", p. 343-353. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391091, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap21