A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE LEITURA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Guimarães, Sione Pires de Morais; Rossi, Maria Aparecida Lopes;

Resumo:

Dar voz ao professor para que ele relate como vem construindo suas práticas de ensino de leitura, descrevendo como se vê, inserido num contexto em que, a maioria dos estudos deixa implícito que a dificuldade de construir leitores está no ensino/aprendizagem de leitura, colocando-o como autor do fracasso desse ensino, é o objetivo deste trabalho. Para isso, buscamos levantar aspectos de vivência de três professores atuantes no 5º ano do Ensino Fundamental, procurando identificar as necessidades e dificuldades enfrentadas no trabalho docente; analisar as condições, estruturais e materiais, que são oferecidas para os professores na construção de suas práticas de ensino de leitura. A pesquisa foi realizada dentro do paradigma qualitativo, a partir de uma abordagem sócio-histórica, tendo em vista um estudo sobre os processos que envolvem a investigação, indo além apenas de um produto final. O processo de coleta de dados compreendeu a entrevista semiestruturada, dialogada. Na discussão dos dados enfatizaremos os aspectos que se referem ao papel das orientações pedagógicas preconizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelas Matrizes Curriculares de Habilidades, na construção das práticas de ensino de leitura pelo professor, buscando perceber como se articulam as orientações teóricas que subsidiam tais documentos e a prática do professor. O que se ressalta nas análises realizadas é que um dos maiores empecilhos para que os professores estejam constantemente refletindo sobre sua práxis, é a falta de tempo para se dedicarem a leituras e estudos atuais que discutem o ensino da língua materna.

Capítulos - PARTE II - Educação:

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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap16

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Como citar:

GUIMARãES, Sione Pires de Morais; ROSSI, Maria Aparecida Lopes; "A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE LEITURA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL", p. 275 -290. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap16