A REALIDADE DAS ESCOLAS DE CATALÃO (GO) NA A INTERFACE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Guimarães, Rosiane Correa ; ROSA, Odelfa

Resumo:

Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender o papel da Geografia na prática da Educação Ambiental (EA) a partir da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Temas Transversais, com ênfase no 5º ano do Ensino Fundamental, nas escolas do município de Catalão (GO). Para isso, foi realizada revisão bibliográfica sobre ensino de Geografia, processo de ensino e aprendizagem e EA. O estudo encontra-se em andamento, portanto os resultados são preliminares. Será realizada ainda, pesquisa de campo nas escolas escolhidas a fim de conhecer a realidade da EA nesses espaços. Mais do que ações minimalistas sobre o meio ambiente, a EA incentiva a mudança de comportamentos e atitudes ante a problemática ambiental que assola todo o planeta. Ademais, a EA é o desenvolvimento de novas posturas e da capacidade crítica para analisar o papel da sociedade em relação aos desafios de se construir um ambiente coletivo saudável para as atuais e futuras gerações.

50 downloads

e, Ciências, da, ambiente, natureza, Meio

DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap11

Referências bibliográficas
  • ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O. O planejamento de pesquisas qualitativas. In: ______. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualificativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002 p. 147-176.
  • BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. 2ed. Disponível em: Andlt; http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejalei9394.pdfAndgt;. Acesso em 12 nov. 2010.
  • BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, Ministério da Educação. Programa nacional de educação ambiental. Coordenação Geral de Educação Ambiental. 3. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. 102 p.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília; MEC/SEF. 1997. p. 71-110.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília; MEC/SEF. 1998. 156 p.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Transversais. Brasília; MEC/SEF. 1997. 146 p.
  • BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
  • CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Alternativa, 2002. 127 p.
  • FRANGE, L. B. P.; VASCONCELLOS, L. G. F. (Org.) Oficina de desenho urbano: desenhando e construindo a cidade no cerrado. 2. ed. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Proex, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 148 p.
  • GONÇALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989. 148 p. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de dados. Cidades. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=520510Andamp;search=goias|catalao
  • Acesso em 05 maio 2013.
  • LOUREIRO, D. G. Educação ambiental no ensino fundamental: um estudo da prática pedagógica em uma escola municipal de Palmas (TO). Dissertação Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2009. 91 p.
  • PEDRINI, A. de G. Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2000, 269 p.
  • SATO, M. et al. Educação Ambiental: pesquisas e desafios. São Carlos: Artmed, 2005. 232 p. SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: Rima Editora, 2004. 66 p.
  • SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Hucitec, 1985. 88 p.
  • SEGURA, D. de S. B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade à consciência crítica. São Paulo: Annablume, 2001. 214 p.
  • STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Anablume, 2008. p. 45-95.
  • WEG, R. M. Fichamento. São Paulo: Paulistana, 2006. 67 p. (Coleção aprenda a fazer).
Como citar:

GUIMARÃES, Rosiane Correa; ROSA, Odelfa; "A REALIDADE DAS ESCOLAS DE CATALÃO (GO) NA A INTERFACE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL", p. 176-190. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391091, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap11