A influência do Design no Business Model Canvas: interfaces possíveis entre os campos do Design e da Administração

FERREIRA, Erika Simona dos Santos; FERNANDES, Rodrigo Queiroz Kühni; VARGAS, Verônica;

Resumo:

Este artigo tem como objetivo explorar os possíveis aspectos que podem ter influenciado a redefinição do papel do Design na sociedade contemporânea.Como objeto de estudo, temos o Business Model Canvas (o Quadro de Modelo de Negócios, em português): uma ferramenta de gestão que se destacou por características inovadoras semelhantes às encontradas em abordagens e metodologias próprias ao Design. A ferramenta será explorada de maneira a expor, também, como o Design pode se apropriar de artifíciospróprios à Administração a fim de reinventar seus próprios métodos.

0:

This article aims to explore the possible aspects that may have influenced the redefinition of the Designer`s role within contemporary society.
As an object of study, the Business Model Canvas, a management tool that stood out for its innovative characteristics quite similar to the ones present within Design methodology, will be presented. This tool will be further explored to not only analyze these possible influences, but to expose how Design has been also appropriating it to reinvent their own methods.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580392159-04

Referências bibliográficas
  • BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias (Elsevier, Eds.). p.249. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
    COSTA, F. C. X. da; SCALETSKY, C. C. Design Management & Design Estratégico: uma Confusão Conceitual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN - P&D DESIGN, 9, 2010, São Paulo. Anais do IX Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blücher Universidade Anhembi Morumbi, 2010.
    MOZOTA, B. B. de; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2011.
    SEBRAE. 2013. Cartilha O Quadro de Modelo de Negócios: Um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios.
    OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários - Rio de Janeiro, RJ: Atlas Books, 2011.
    TEIXEIRA, J. A. O Design Estratégico na melhoria da competitividade das empresas. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
    VIANNA, M. et al. Design thinking : inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162p. : il. ; 24 cm
Como citar:

FERREIRA, Erika Simona dos Santos; FERNANDES, Rodrigo Queiroz Kühni; VARGAS, Verônica; "A influência do Design no Business Model Canvas: interfaces possíveis entre os campos do Design e da Administração", p. 61 -82. In: Design & Complexidade. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392159, DOI 10.5151/9788580392159-04