A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CATALÃO/GO

Duarte, Luciana Cândida ; Silva, Altina Abadia da

Resumo:

Na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996, já entendia que a faixa etária até os seis anos de idade é a primeira etapa da educação da criança. Por isso deveria ser oferecida em creches ou entidades equivalentes até os três anos e em pré-escolas dos quatro aos seis anos de idade. Atualmente, para adequação do ensino de nove anos, a LDB foi alterada através da Lei nº 11.114/05 e, com isso se diminuiu a oferta da educação infantil. Ocorre que, até hoje, muitos entende a educação infantil do zero aos três anos como uma etapa em que as crianças necessitam apenas de cuidados e afeto. Em consequência disso, a formação dos profissionais em educação não tinham o merecido tratamento. Esta pesquisa propõe analisar as práticas de formação continuada que a Secretaria Municipal de Educação de Catalão/GO disponibilizou para qualificação dos professores da Educação Infantil, no período de 2000 a 2010. Nossos objetivos de análises remetem a reflexões sobre responsabilidade social, políticas educacionais e os índices de avaliação do governo. A nossa pesquisa com recorte etnográfico teve como foco professores de cinco instituições de ensino, nas análises preliminares investigamos sobre a atuação docente e as condições de trabalho a que são submetidos os (as) professores (as) da Educação Infantil do município de Catalão/GO. Dados que fortalece nossa percepção quanto à necessidade de formação continuada como processo contínuo de negociações e descobertas que proporcionam novas fundamentação e experiências na ação pedagógica educacional.

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e, COMUNICACAO, Ciências, Humanas

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap10

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Como citar:

DUARTE, Luciana Cândida; SILVA, Altina Abadia da; "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CATALÃO/GO", p. 169-186. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap10