A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CATALÃO/GO
Duarte, Luciana Cândida ; Silva, Altina Abadia da
Resumo:
Na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996, já entendia que a faixa etária até os seis anos de idade é a primeira etapa da educação da criança. Por isso deveria ser oferecida em creches ou entidades equivalentes até os três anos e em pré-escolas dos quatro aos seis anos de idade. Atualmente, para adequação do ensino de nove anos, a LDB foi alterada através da Lei nº 11.114/05 e, com isso se diminuiu a oferta da educação infantil. Ocorre que, até hoje, muitos entende a educação infantil do zero aos três anos como uma etapa em que as crianças necessitam apenas de cuidados e afeto. Em consequência disso, a formação dos profissionais em educação não tinham o merecido tratamento. Esta pesquisa propõe analisar as práticas de formação continuada que a Secretaria Municipal de Educação de Catalão/GO disponibilizou para qualificação dos professores da Educação Infantil, no período de 2000 a 2010. Nossos objetivos de análises remetem a reflexões sobre responsabilidade social, políticas educacionais e os índices de avaliação do governo. A nossa pesquisa com recorte etnográfico teve como foco professores de cinco instituições de ensino, nas análises preliminares investigamos sobre a atuação docente e as condições de trabalho a que são submetidos os (as) professores (as) da Educação Infantil do município de Catalão/GO. Dados que fortalece nossa percepção quanto à necessidade de formação continuada como processo contínuo de negociações e descobertas que proporcionam novas fundamentação e experiências na ação pedagógica educacional.
24 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap10
Referências bibliográficas
- ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. N.113, p. 53. 2001 BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação PNE 2001-2010. Disponível em: //www. Planalto. Gov. br/civil//Leis.2001. Acesso em out 2011.
- BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 Disponível em: //www. Planalto. Gov. br/civil//leis.2001. Acesso em out 2011.
- BRASIL, Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília (1988)
- COELHO, Ildeu Moreira. In: SILVA, S. P. Andamp; GONÇALVES, A. Mª. (orgs.) Formação de professores das novas diretrizes curriculares: Escola, saber e Formação de professores, Catalão, 2008.
- CERVO, Amado Luiz. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Prearson P. 2007.
- CHARLOT, Bernad, A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n.31. Jan./abr. 2006.
- DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação (2011- 2020): Avaliação e perspectivas.
- GATTI, Bernadete. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n.113, jul.2001.
- OLIVEIRA, João Ferreira. A Educação superior no contexto atual e o PNE 2011-2020: avaliação e perspectivas. Goiânia: 2011. In. Plano Nacional de Educação (2011-2020): Avaliação e perspectivas. DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). – Goiânia: Editora UFG; Belo Horizonte: 2011.
- SADALLA, Ana Maria F. A. Apresentação. In Formação Continuada, Interdisciplinaridade e inclusão social/MENDONÇA, M. R (Org.). Catalão: UFG-CAC, 2008.
Como citar:
DUARTE, Luciana Cândida; SILVA, Altina Abadia da; "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CATALÃO/GO", p. 169-186. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap10