A EVOLUÇÃO HISTÓRICA E OS MESTRES DA QUALIDADE

Rodrigues, Bruno Felipe da Silva ; BACHEGA, Stella Jacyszyn

Resumo:

A evolução da qualidade no decorrer da história passou por diferentes fases. Atualmente o conceito de qualidade é utilizado sobre diversas situações e contextos, estando difundida por todas as áreas do conhecimento e ambientes corporativos. Vários teóricos tiveram papel relevante na construção dos conceitos relacionados à área, auxiliando no desenvolvimento de diversas técnicas, metodologias e ferramentas de qualidade. O objetivo deste artigo é explanar sobre as principais fases da evolução da qualidade, destacando suas principais características e contribuições, além de elencar os principais pensadores da qualidade e suas teorias. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa teórico-conceitual. Os seguintes mestres da qualidade foram discutidos: Walter A. Shewhart, William Edwards Deming, Joseph M. Juran, Philip B. Crosby, Armand V. Feigenbaum, Kaoru Ishikawa, e Genichi Taguchi. Dentre os principais fatos observados nas grandes eras da qualidade salientam-se: a implementação de tolerâncias, controle dimensional e padronização de produtos, e a diminuição da variabilidade dos sistemas de produção através da inserção de métodos estatísticos.

86 downloads

Medicina, Engenharias e Materiais, Ciências da Saúde

DOI: 10.5151/9788580391138-V3_Cap13

Referências bibliográficas
  • BARÇANTE, L. C. Qualidade Total: uma visão brasileira, o impacto estratégico na universidade e na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. Metodologia da pesquisa e a engenharia de produção. Produção. ano 5. v. 9, nº 2, p. 65-75, jul. 2000. Disponível em: Andlt; http://www.scielo.br/pdf/prod/v9n2/v9n2a05.pdfAndgt; Acesso em: 11 nov. 2014.
  • BUENO, M. Gestão Pela Qualidade Total: Uma Estratégia Administrativa. Um Tributo ao Mestre do Controle da Qualidade Total Kaoru Ishikawa. Revista do Centro do Ensino Superior de Catalão. Catalão, ano 5, n. 8, p. 23-55, 2003. Disponível em: Andlt;http://www.cesuc.br/revista/ed-3/gest%E3o_pela_qualidade_total.pdfAndgt; Acesso em: 17 jun. 2014.
  • CARVALHO, M. M. Histórico da Gestão da Qualidade. In: CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. (coord). Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier - ABEPRO, 2012.
  • FEIGENBAUM, A. V. Total Quality Control: engineering and management. New York: McGraw-Hill, 1961. 627 p.
  • GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002, p. 357.
  • HEERDT, M. L.; LEONEL, V. Metodologia Científica e da Pesquisa: livro didático. 5 ed. Palhoça: UnisulVisual, 2007, 266 p.
  • OLIVEIRA, O. J. Gestão da Qualidade: Introdução à História e Fundamentos. In. OLIVEIRA, O. J. (org). Gestão da Qualidade: Tópicos Avançados. Thomson, 2003, 243 p.
  • PALADINI, E. P. Ferramentas para a Gestão da Qualidade. In: CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. (coord). Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier - ABEPRO, 2012.
  • QUEIROZ, E. K. R. de. Qualidade segundo Garvin. São Paulo: Annablume, 1995, 118 p.
  • RIBEIRO NETO, J. B. M.; TAVARES, J. da C.; HOFFMANN, S. C. Sistemas de Gestão Integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social e segurança e saúde no trabalho. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
  • ROCHA, M. C. F. Gestão da Qualidade. Curitiba: IBPEX - ULBRA, 2009, 149 p.
  • SILVA, H. H. R.; SILVA, M. L. A. Metodologia da pesquisa. São Paulo: Salesiano, 2004.
  • STEVENSON, W. J. Administração das Operações de Produção. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
  • TAGUCHI, G. Engenharia da Qualidade em Sistemas de Produção. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.
  • VERAS, C. M. dos A. Gestão da Qualidade. São Luis: IFMA, 2009.
Como citar:

RODRIGUES, Bruno Felipe da Silva; BACHEGA, Stella Jacyszyn; "A EVOLUÇÃO HISTÓRICA E OS MESTRES DA QUALIDADE", p. 200-217. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391138, DOI 10.5151/9788580391138-V3_Cap13