A estimulação precoce de crianças público-alvo da educação especial na Educação Infantil
BORGES, Gabriela Silva Braga ; Flores, Maria Marta Lopes ; Silva, Janaína Cassiano
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de abordar a estimulação precoce como um importante programa educacional para o desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial na faixa etária de 0 a 3 anos. Para isto partimos da visão de Vygotski (2012) de que a criança público-alvo da Educação Especial está sujeita as mesmas leis de desenvolvimento que a criança sem deficiência, porém, no seu desenvolvimento, há algumas especificidades. Desta forma, a educação da criança público-alvo da Educação Especial deve ser a mesma compartilhada por todos, mudando apenas os estímulos e havendo a necessidade de uma revisão de planejamentos e orientações. Assim, a estimulação precoce, como forma preventiva, tem como objetivo principal fazer com que a criança se desenvolva potencialmente, possibilitando a mais completa integração com a família, a escola e a sociedade. Sob essa nova visão, é que entendemos a Educação Infantil como um dos locais adequado para o oferecimento de serviços de estimulação precoce, pois prima pela qualidade, fundamentando-se no cuidar, no educar e no brincar, por meio dos quais se busca o desenvolvimento integral da criança público-alvo da educação especial e sua inserção no meio social.
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DOI: 10.5151/9788580391664-13
Como citar:
BORGES, Gabriela Silva Braga; FLORES, Maria Marta Lopes; SILVA, Janaína Cassiano; "A estimulação precoce de crianças público-alvo da educação especial na Educação Infantil", p. 225-242. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-13