A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA
Assis, Aiany Ruth Silva de ; Chaves, Manoel Rodrigues
Resumo:
A questão ambiental impõe às sociedades buscar novas formas de pensar e agir, encontrar novos caminhos que garantam a sustentabilidade ecológica. Atualmente, atravessa-se um período de intensas transformações do ambiente e o homem é o principal responsável pelo processo de modificação do ambiente. Os conhecimentos em Geografia e Biologia referente à Educação Ambiental (EA) propõem o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos entre eles e o ambiente. O objeto da pesquisa será o Colégio Estadual Dr Vasco dos Reis Gonçalves em Urutaí (GO) com os alunos da 3ª série do Ensino Médio dos períodos matutino e noturno, dessa forma, pretende-se discutir as contribuições do ensino de Geografia e Biologia em relação à possibilidade de trabalhar com a EA. A metodologia utilizada consta de pesquisa teórica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa teórica baseia-se também em revisões bibliográficas, busca-se na literatura informações disponíveis e relevantes sobre a temática abordada, na observação dos fatos tal como ocorre na realidade. A pesquisa documental consta da leitura de documentos da escola como o Projeto Político Pedagógico, Planos de aula dos professores de Geografia e Biologia do 3ª série do Ensino Médio através do SIAP (Sistema de Apoio ao Professor) e outros documentos que contribuem para a realização do trabalho. O método de coleta de dados utilizado foi realizado com base em entrevistas de grupo focal com participação de 26 alunos e através de questionários com a participação de 32 alunos. O questionário foi estruturado com doze perguntas, sendo sete subjetivas e cinco questões objetivas, duas delas eram totalmente fechadas e em três perguntas foi pedido para marcar e justificá-las. A entrevista de grupo focal contou com nove perguntas relacionadas às questões ambientais e relacionadas às questões do questionário.
41 downloads
DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap08
Referências bibliográficas
- ALVES, V. E. L. A obra de Humboldt e sua provável influência sobre a antropologia de Franz Boas.
- GEOUSP - Espaço e Tempo, n.18, São Paulo (SP), 2005, p. 69-74.
- BISPO, M. A. A concepção de natureza na Geografia e a relação com a Educação Ambiental. Revista Terceiro Incluído: Transdiciplinaridade e Educação Ambiental, v. 2, n. 1, Goiânia (GO), 2012, p. 49-53.
- BORTOLOZZI, A.; PEREZ FILHO, A. Diagnóstico da educação ambiental no ensino de geografia. In: BISPO, M. A. A concepção de natureza na Geografia e a relação com a Educação Ambiental, v. 2, n. 1, 2012, p. 52.
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, Brasília (DF|): MEC/SEF, 1998, p.195.
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília (DF): MEC/SEF, 2000, 75p.
- CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo (SP): Cortez, 2012, 255p.
- CRUZ, C. R. da. O espaço geográfico como categoria essencial para a constituição de uma cidadania ativa: contribuições de Paulo Freire e Milton Santos. IX ANPED SUL, Pelotas (RS), 2012, p. 3.
- DAGNINO, R. de S. A Geografia de Alexander Von Humboldt: diálogos entre arte e complexidade. Revista Caminhos da Geografia, v. 9, n. 26, Uberlândia (MG), 2008, p. 70.
- DARWIN, C. On the origin of species by means of natural selection or the preservation of favoured races in the struggle of life. In: CARMO, V. A. do; MARTINS, L. A. P. Charles Darwin, Alfred Russel Wallace e a seleção natural: um estudo comparativo. Revista Filosofia e História da Biologia, v.1, Campinas (SP), 2006, p. 339.
- FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 2. ed. São Paulo (SP): Loyola, 1993, 119p.
- FERREIRA, M. A. Transformismo e extinção: de Lamarck a Darwin. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 2007, p. 37.
- GUIMARÃES, S. S. M. O saber ambiental na formação de professores de Biologia. Tese de doutorado do Programa de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara (SP), 2010, p. 58-106.
- KLEIN, J. T. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. Tradução de Inara Luiza Matim. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.) Didática e interdisciplinaridade. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002, p. 126.
- LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (org). Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro (RJ): DPAndamp;A, 2001, p. 1-134.
- LEFF, E. Epistemologia Ambiental. São Paulo (SP): Cortez, 2001a, p. 196.
- LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001b, p. 49-134.
- NUNES, F. G.; SILVA, S. R. da. Geografia e Educação Ambiental: reflexões a partir das concepções e práticas de professores da rede Estadual de Dourados (MS). Revista Boletim Gaúcho de Geografia, n. 26, Porto Alegre (RS), 2011, p. 21.
- ODUM, E. P. Ecologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro (RJ), 1988, 434p.
Como citar:
ASSIS, Aiany Ruth Silva de; CHAVES, Manoel Rodrigues; "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA", p. 131-147. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391091, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap08