A Economia Solidária como Estratégia de Inclusão: o Projeto Reviver do Cariri (Cearense) e a (Re) Integração Social de Dependentes Químicos

RODRIGUES, Camila Pereira Brígido ; BRITO, Maria Aline Pereira de ; ARAÚJO, Izak Batista de ; SOUZA, Francisca Laudeci Martins

Resumo:

As modificações estruturais, de ordem econômica e social, ocorridas no mundo nas últimas décadas, fragilizaram o modelo tradicional da relação capital - trabalho, de modo que é crescente o aumento da informalidade e precarização das relações formais. Nesse contexto, a economia solidária procura resgatar as lutas históricas dos trabalhadores que tiveram origem no início do século XIX, sob a forma de cooperativismo, como uma das maneiras de resistência contra o avanço avassalador do capitalismo industrial. No Brasil, ela ressurge no final do século XX como resposta dos trabalhadores às novas formas de exclusão e exploração no mundo do trabalho.

Novos modos de existência econômica, que se pautem em princípios diferentes daqueles propagados pela economia tradicional, ganham corpo e se fortalecem no século XXI. Isso porque os tempos que correm são marcados por crises que se justificam menos na conjuntura do que na estrutura da economia clássica. Ou seja, cresce o movimento que cada vez mais questiona os objetivos de maximização da produção, minimização dos custos e maximização dos lucros como alternativa única de produção e consumo. Neste cenário, partilha, comunhão e consumo consciente são apenas alguns dos conceitos que emergem a partir dos princípios da solidariedade e sustentabilidade.

35 downloads

e, COMUNICACAO, Ciências, Humanas

DOI: 10.5151/9788580391879-10

Como citar:

RODRIGUES, Camila Pereira Brígido; BRITO, Maria Aline Pereira de; ARAÚJO, Izak Batista de; SOUZA, Francisca Laudeci Martins; "A Economia Solidária como Estratégia de Inclusão: o Projeto Reviver do Cariri (Cearense) e a (Re) Integração Social de Dependentes Químicos", p. 171-186. Capitalismo, trabalho e política social - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580391879, DOI 10.5151/9788580391879-10