A distância ou presencial: novos ambientes de aprendizagem

FARBIARZ, Alexandre; CARVALHO, Alecir;

Resumo:

No contexto atual, as TDIC têm proporcionado significativas transformações nas esferas social, econômica e cultural, assim como têm assumido um papel cada vez mais influente nas relações sociais. Tem sido possível perceber um processo que corresponde a uma passagem da utilização e consumo de tecnologias convencionais para um cenário de construção de recursos digitais e produção de conteúdos midiáticos. Tais mudanças têm gerado alterações e rupturas significativas nos padrões de comunicação e interação, além de afetar modelos e práticas educacionais.O filósofo francês Jean-François Lyotard (2011), por exemplo, analisa as transformações ocorridas na sociedade, imprimindo um destaque para as mutações no âmbito do saber observadas nas sociedades mais desenvolvidas e influenciadas pela multiplicação das TDIC. Pela ótica de Lyotard, são expressivos os impactos gerados no âmbito da construção e da circulação dos saberes neste contexto de desenvolvimento e apropriação de tais tecnologias. Para o autor, as tecnologias da informação e da comunicação afetam e modificam de modo intenso “[...] a circulação dos conhecimentos, do mesmo modo que o desenvolvimento dos meios de circulação dos homens (transportes), dos sons e, em seguida, das imagens (media) o fez” (p. 4). Assim, há de se considerar a repercussão de tais impactos no âmbito da ciência, da literatura, das artes, do design, entre outros campos do conhecimento. 

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580392012-04

Como citar:

FARBIARZ, Alexandre; CARVALHO, Alecir; "A distância ou presencial: novos ambientes de aprendizagem", p. 47 -78. In: Design para uma educação inclusiva. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580392012, DOI 10.5151/9788580392012-04