A dimensão ambiental na formação inicial de professores de Química no estado de Goiás: relatos iniciais

PIRES, Vanessa; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tavares;

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo relatar um mapeamento inicial da dimensão ambiental em cursos de Licenciatura em Química de instituições de Ensino Superior públicas do estado de Goiás. Assim, foi analisado como está sendo conduzido o processo de formação inicial de educadores ambientais. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho quantitativo/qualitativo, utilizando- se, como ferramenta de coleta de dados, a análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso e os ementários dos cursos de Licenciatura em Química. Para o tratamento de dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a qual possibilitou analisar a presença da dimensão ambiental no processo de formação inicial. Nesta análise inicial, percebe-se que a dimensão ambiental ainda é tratada de forma superficial nos cursos de Licenciatura em Química analisados, não perpassando o Currículo, principalmente no que se refere à formação de educadores ambientais.

0:

This study aims to report an initial mapping of the environmental dimension in undergraduate programs in public higher education institutions of Chemistry of the State of Goiás. So it was analyzed as being conducted the initial training process of Environmental Educators. For this, a quantitative / qualitative research was developed, using as a data collection tool the documentary analysis of the Pedagogical Project of Course of Chemistry and the contents of disciplines. For the treatment of data it was used Discourse Textual Analysis, which allowed analyzing the presence of the environmental dimension in the initial training process. In this initial analysis it is clear that the environmental dimension is still treated superficially in undergraduate Chemistry programs analyzed, not permeating the curriculum, especially in regard to Formation of Environmental Educators.

Palavras-chave: Environmental dimension, Teacher training, Chemistry degree,

DOI: 10.5151/9788580391664-11

Como citar:

PIRES, Vanessa; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tavares; "A dimensão ambiental na formação inicial de professores de Química no estado de Goiás: relatos iniciais", p. 187 -200. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-11