A dimensão ambiental na formação inicial de professores de Química no estado de Goiás: relatos iniciais

Pires, Vanessa ; ALVES, Scarlet Dandara Borges ; NUNES, Simara Maria Tavares

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo relatar um mapeamento inicial da dimensão ambiental em cursos de Licenciatura em Química de instituições de Ensino Superior públicas do estado de Goiás. Assim, foi analisado como está sendo conduzido o processo de formação inicial de educadores ambientais. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho quantitativo/qualitativo, utilizando- se, como ferramenta de coleta de dados, a análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso e os ementários dos cursos de Licenciatura em Química. Para o tratamento de dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a qual possibilitou analisar a presença da dimensão ambiental no processo de formação inicial. Nesta análise inicial, percebe-se que a dimensão ambiental ainda é tratada de forma superficial nos cursos de Licenciatura em Química analisados, não perpassando o Currículo, principalmente no que se refere à formação de educadores ambientais.

39 downloads

DOI: 10.5151/9788580391664-11

Como citar:

PIRES, Vanessa; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tavares; "A dimensão ambiental na formação inicial de professores de Química no estado de Goiás: relatos iniciais", p. 187-200. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-11