A CULTURA ESCOLAR MATERIALIZADA NAS ROTINAS, PRÁTICAS E ESPAÇO ESCOLAR
Caixeta Issa, Sílvia Aparecida ; Almeida Barros, Aparecida Maria
Resumo:
Estudo desenvolvido a partir das seguintes questões: qual cultura escolar? Onde se expressa? Como se materializou no espaço escolar? As possíveis respostas buscaram desvelar vestígios de uma cultura escolar agrícola singular, inscrita nas rotinas e práticas e na organização interna instituídas na Escola Agrícola de Urutaí (1953-1963). Para esta pesquisa com foco na História da Educação foram utilizados como fontes empíricas documentos internos, compostos por Relatórios Anuais e um Caderno de Recortes do Diário Oficial, sendo a análise fundamentada na vertente da cultura escolar, concebida por Julia (2001) e Escolano (1998; 2000). Nesse recorte detivemos nosso olhar investigativo para três aspectos centrais que singularizam as rotinas e práticas estabelecidas: os alunos, os professores, funcionários e a organização interna da instituição como expressão de uma cultura escolar crivada de interfaces com o meio rural, caracterizando a função educativa e social da escola e o papel desempenhado pela instituição enquanto difusora de uma cultura da modernização de técnicas e qualificação da mão de obra rural por meio da instrução de cursos e treinamentos de natureza teórico-prática. Nos resultados apontamos as disposições legais e prescrições que conferiram uma organização escolar permeada por contradições e desafios que envolviam o provimento e manutenção interna, a frequente utilização da mão de obra de alunos como mecanismo de aprendizado e subsídio às atividades internas, a definição de rotinas e horários distintos, a composição de um quadro profissional dentro das condições e possibilidades apresentadas à época, a expectativa de tornar-se uma referência de formação na região.
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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap15
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Como citar:
CAIXETA ISSA, Sílvia Aparecida; ALMEIDA BARROS, Aparecida Maria; "A CULTURA ESCOLAR MATERIALIZADA NAS ROTINAS, PRÁTICAS E ESPAÇO ESCOLAR", p. 255-274. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap15