A cor da ternura: o desafio de ser professor negro na educação atual do sudeste goiano

PAULA, Janaína Nayara de

Resumo:

Este texto esboça uma proposta de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) – Mestrado Profissional: História, Cultura e Formação de Professores da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, cujos objetivos são: mostrar a condição de professores negros nas escolas do sudeste goiano, tentando, a partir desses espaços, problematizar a questão do racismo no Brasil, a relação entre o professor negro e a educação, bem como seu papel como educador nas escolas. Assim, a proposta metodológica analisa a importância da história dos professores negros no sudeste goiano, considerando suas histórias de vida, práticas didáticas e desafios encontrados na formação acadêmica e atuação em sala de aula. Dessa forma, a discussão proposta pretende, também, enfrentar os embates no que diz respeito a ausência dessa reflexão nas escolas e na própria Academia, nas quais a população negra está sujeita à discriminação e ao racismo.

40 downloads

DOI: 10.5151/9788580391664-01

Como citar:

PAULA, Janaína Nayara de; "A cor da ternura: o desafio de ser professor negro na educação atual do sudeste goiano", p. 21-38. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-01