A CARTOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Marques, Gilliard Pedro ; ROSA, Odelfa
Resumo:
Na sociedade atual, configura-se um cenário marcado pela velocidade de informações por meio das tecnologias. Neste contexto, novas tecnologias e linguagens se apresentam à sociedade e à educação, como a televisão, a internet, entre outras. Desta forma, o objetivo deste texto é fazer uma discussão sobre as possibilidades e os desafios das novas tecnologias no ensino de Geografia, concomitantemente a importância que a linguagem cartográfica representa neste contexto. Assim, para melhor elucidar a metodologia adotada, esta perpassou pela pesquisa teórica, e envolveu a revisão bibliográfica de livros, artigos e trabalhos de conclusão de curso, que fazem uma abordagem das novas tecnologias no ensino de Geografia e do papel da Cartografia no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos autores que trazem estas problematizações, foram consultados Almeida e Passini (2004), Callai (2005), Fonseca (2008), Moraes (2008), Oliveira Netto (2005), Rosa (2008) e Kenski (2004) entre outros. Das discussões realizadas, podemos frisar, de antemão, que as novas tecnologias são essenciais no ensino de Geografia na atualidade, porém em função das condições precárias da maioria das escolas brasileiras não oferecê-las, e somadas a isso, as possibilidades que a linguagem Cartográfica nos oferece, considera-se de extrema importância o uso da linguagem cartográfica para o desenvolvimento de trabalhos significativos aos alunos e professores, assim como para a abertura de novos horizontes à Geografia no século XXI.
46 downloads
DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap22
Referências bibliográficas
- ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 13 ed. São Paulo: Contexto, 2004. CALLAI, H. C. Aprendendo A Ler o Mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes. Campinas, vol.25, n.66, p.227-247, maio/ago, 2005. Disponível em: Andlt;http.//www.Cedes. Unicamp. brAndgt; Acesso em: 20 de agosto de 2011.
- CASTROGIOVANNI, A. C. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no Ensino de Geografia na pós-modernidade. IN: REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C; KAERCHER, A. N. (Orgs.) Geografia. Porto Alegre: Artmel, 2007. p. 35-49. FONSECA, F. P. A inflexibilidade do espaço, uma questão para a Geografia: análises das discussões sobre o papel da Cartografia. São Paulo: Ed. 2004.
- MORAES, L. B. A cidade em mapas: Goiânia e sua representação no ensino de Geografia. Goiânia: Vieira, 2008. KENSKI, V. M. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
- OLIVEIRA NETTO, A. A. de. Novas tecnologias e Universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial, desafios e armadilhas. Petrópolis: Vozes, 2005.
- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: História e Geografia. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação do Ensino Fundamental, 2001.
- PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. (Orgs.). Estudo do meio: momentos significativos de apreensão do real. In:______Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.p.213-349. (Coleção Docência em Formação).
- ROSA, O. Geografia e Pedagogia: o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Catalão (GO). 2008. 225f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2008. VIEIRA, E. F. C. O bloco-diagrama na representação do relevo no 1° ano do Ensino Médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de Geografia. 2005. 200f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2005.
Como citar:
MARQUES, Gilliard Pedro; ROSA, Odelfa; "A CARTOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA", p. 354-368. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391091, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap22