A CARTOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Marques, Gilliard Pedro ; ROSA, Odelfa
Resumo:
Na sociedade atual, configura-se um cenário marcado pela velocidade de informações por meio das tecnologias. Neste contexto, novas tecnologias e linguagens se apresentam à sociedade e à educação, como a televisão, a internet, entre outras. Desta forma, o objetivo deste texto é fazer uma discussão sobre as possibilidades e os desafios das novas tecnologias no ensino de Geografia, concomitantemente a importância que a linguagem cartográfica representa neste contexto. Assim, para melhor elucidar a metodologia adotada, esta perpassou pela pesquisa teórica, e envolveu a revisão bibliográfica de livros, artigos e trabalhos de conclusão de curso, que fazem uma abordagem das novas tecnologias no ensino de Geografia e do papel da Cartografia no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos autores que trazem estas problematizações, foram consultados Almeida e Passini (2004), Callai (2005), Fonseca (2008), Moraes (2008), Oliveira Netto (2005), Rosa (2008) e Kenski (2004) entre outros. Das discussões realizadas, podemos frisar, de antemão, que as novas tecnologias são essenciais no ensino de Geografia na atualidade, porém em função das condições precárias da maioria das escolas brasileiras não oferecê-las, e somadas a isso, as possibilidades que a linguagem Cartográfica nos oferece, considera-se de extrema importância o uso da linguagem cartográfica para o desenvolvimento de trabalhos significativos aos alunos e professores, assim como para a abertura de novos horizontes à Geografia no século XXI.
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DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap22
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Como citar:
MARQUES, Gilliard Pedro; ROSA, Odelfa; "A CARTOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA", p. 354-368. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391091, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap22